Weg (WEG3), Raia Drogasil (RADL3) e Localiza (RENT3): O que essas ações têm de bom, afinal?
Acordar, verificar as principais notícias da madrugada, olhar o desempenho dos mercados internacionais, ir para o escritório na Faria Lima, trabalhar, voltar para casa, fazer um exercício físico e dormir. Embora essa pareça ser a rotina de um típico analista do mercado financeiro, existe mais uma série atividades que desempenhamos no nosso dia a dia.
Apesar de reconhecer a importância do trabalho de escritório, em que gastamos horas desenvolvendo e atualizando planilhas para monitorar determinadas variáveis que podem afetar o desempenho operacional de uma empresa, fazendo valuation ou análise de sensibilidade, também valorizo bastante a realização de uma visita in loco.
Também conhecido como “gastar sola de sapato”, esse tipo de atividade aproxima os números frios das planilhas da pulsação da economia. Embora muitas vezes seja anedótico, uma boa forma de ter um “feeling” do desempenho dos shoppings é verificando o fluxo de pessoas que transitam por lá, a lotação dos estacionamentos, a quantidade de lojas âncoras e de tapumes.
Como sou engenheiro de formação e trabalhei durante cinco anos na economia real, acredito muito que agregar os dois mundos é fundamental para a realização de uma boa análise de investimentos.
De um lado, temos o conhecimento de finanças, fundamental para a realização de uma boa análise e avaliação da atratividade de determinado papel. De outro, o aprendizado adquirido ao conversar presencialmente com os executivos de uma determinada empresa, ao conhecer suas principais linhas de produto e também de conversar com outros analistas de mercado (os que concordam e, principalmente, os que discordam da sua linha de pensamento).
Com a pandemia, muitos desses eventos foram suspensos, o que interrompeu por um breve período essa troca de informações e aprendizado. Felizmente, com o avanço da vacinação e reabertura da economia, os eventos estão retornando vagarosamente. No último mês, tive a oportunidade de participar de vários deles, como o Weg Day (WEGE3), o RD Day (RADL3) e o Localiza Day (RENT3).
Abaixo separei alguns pontos chave de cada um dos eventos. Acompanhe abaixo:
Weg: a gigante de Jaraguá do Sul
Conforme sempre pontuo ao falar de Weg, a companhia é uma clássica compounder e, em minha opinião, talvez um dos casos de maior sucesso listado na bolsa brasileira hoje. Desde 1995, o seu faturamento cresce em média mais de 18% ao ano.
Fonte: BTG Pactual
Durante o evento, tive o privilégio de entender melhor a estratégia de cada uma das suas várias linhas de atuação, como a de automação, energia e geração, transmissão e distribuição tanto no mercado interno quanto no internacional.
O que mais me chamou a atenção foi o footprint fabril da companhia ao redor do globo. Através de uma estratégia de diversificação geográfica de suas plantas, a companhia consegue flexibilidade para mitigar riscos e transferir a produção de uma planta para outra se necessário. Tal estratégia foi crucial para se fortalecer nos últimos dois anos e ganhar contratos que antes estavam nas mãos de seus concorrentes.
RD Day: foco em aumentar a fidelização
Embora tenha reforçado e ampliado o seu plano de abertura de lojas para os próximos anos, o grande destaque do RD Day foi a estratégia que a companhia está empregando para aumentar a frequência de compra dos seus clientes. Afinal, dos 46 milhões de clientes, apenas 6 milhões representam 67% das vendas.
De acordo com a companhia, existe uma grande oportunidade de contribuir para melhorar a saúde dos clientes tendo em vista que dos 60 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de doença crônica, entre 50% a 70% das prescrições chegam às farmácias e menos de 15% dos pacientes mantém o tratamento depois de 3 meses.
Além dos maiores investimentos no canal digital, que nasceu em 2019 e já representa 12% das vendas, a companhia desenvolveu também um programa de assinatura para aumentar a recorrência de compra dos usuários mais fiéis.
Vale destacar também a estratégia com Ads (anúncios) que vem sendo testada pela companhia e que cujos resultados já são visíveis. Além da aquisição de uma empresa que já atua no segmento, a companhia tem expandido o inventário de telas digitais em lojas e evoluído a forma de mensuração de quais clientes foram impactados pelos anúncios.
Localiza Day: um mar de oportunidades
Durante a tarde da última quarta-feira (7), os principais executivos e o presidente do Conselho de Administração da Localiza apresentaram algumas iniciativas e perspectivas para a companhia, bem como o lançamento da nova marca Localiza&Co.
Muito conhecida pela vertical de aluguel de carros, a Localiza quer ser muito mais do que isso. A ambição da companhia é se tornar uma plataforma líder de mobilidade na América Latina, que será calcada em todas as linhas de atuação para pessoas físicas e para empresas, como detalhado abaixo.
Atualmente, a companhia já é líder do segmento de aluguel de carros, líder do segmento de gestão de frotas, líder em ride hailing (parceria com aplicativos de mobilidade, como o Uber) e líder em carro por assinatura. De fato, a empresa já é bastante robusta, mas existe uma avenida de crescimento enorme pela frente.
Além das novidades com o Localiza+ (plataforma para prestação de serviços a donos de carros particulares) e das maiores informações do segmento de Pesados, que nasceu em 2008 na antiga Companhias Locação das Américas, também foi muito interessante ver como a companhia tem focado seus esforços em aumentar o cross-sell (venda cruzada entre produtos) e na eficiência operacional.
Como pontuei no início do texto, os números são importantes. Contudo, agregá-los a outras métricas de avalição tornam as formas de mensuração de resultados mais tangíveis e o trabalho de análise mais completo.
Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e com MBA de Finanças pela mesma instituição, Fernando Ferrer atua na Empiricus como analista de investimentos há 5 anos. Atualmente, é responsável pela série best-seller As Melhores Ações da Bolsa e faz parte da equipe que comanda o Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa. Colunista da newsletter Day One, Fernando passou a integrar o time de colunistas do Money Times com sua série quinzenal Entre Altas e Baixas.