WEG sobe mais de 3% com geração a partir de resíduos urbanos
A WEG (WEGE3) deve entrar em breve no mercado para geração de energia elétrica por meio da gaseificação de resíduos sólidos urbanos (RSU), que é processado em várias etapas para transformar em gás combustível, totalmente livre de gases tóxicos, que ao ser queimado gera calor em uma caldeira de vapor.
Desta forma, as ações da companhia fecharam o pregão com ganhos de 3,04% a R$ 23,75.
De acordo com a companhia, o vapor pode ser utilizado no acionamento de uma turbina para produção de energia elétrica. O processo possibilita o total aproveitamento do poder calorífico dos resíduos reduzindo a geração de passivo ambiental.
A nova solução da WEG passará a ser comercializadas na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction), além de turbinas, redutores, painéis, condensadores, geradores e transformadores, prevê ainda o fornecimento de toda a engenharia, gestão de compras, integração e construção de usinas de gaseificação de resíduos sólidos, dimensionadas para módulos de 2,5 MW ou 5,0 MW, podendo ser combinados para potências maiores.
O processo desenvolvido é diferente do de incineração (mais indicado para grandes centros urbanos) e do de produção de biogás (utilizado em aterros ou biodigestores). É um o método de aproveitamento energético através da gaseificação, sendo o mais indicado para o lixo brasileiro, rico em orgânicos, com elevado grau de umidade e com alto potencial de geração de gases.