Tecnologia

Web Summit 2023: tecnologia, inteligência artificial, criptomoedas, ChatGPT e mais

04 maio 2023, 19:40 - atualizado em 04 maio 2023, 19:40
Tecnologia Web summit 2023
O evento é um dos maiores de tecnologia do mundo, e esse ano acontece em casa, no Rio de Janeiro (Imagem: Pixabay/Placidplace)

O Web Summit 2023, que aconteceu nesta semana entre os dias 1 a 4 de maio, é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, esse ano sediado no Rio de Janeiro.

Entre os assuntos comentados, temas como inteligência artificial, ChatGPT e criptomoedas tomaram conta do evento.

Confira um compilado de anúncios, ativações e palestras que aconteceram durante um dos eventos mais comentados entre os entusiastas de tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“ChatGPT RH”

A Workhub, HRrtech que oferece soluções para portais corporativos (intranet e relacionamento B2B para redes e franquias), anunciou durante o evento o lançamento de sua ferramenta de inteligência artificial (IA).

“Lançar a nossa inteligência artificial traz excelentes oportunidades de geração de leads nacionais e internacionais porque é uma tecnologia inovadora que ajudará as empresas a alcançar seus objetivos de forma muito mais rápida, com baixo custo, proporcionando uma performance bastante vantajosa nas operações”, diz Andréa Migliori, fundadora e CEO da Workhub.

Segundo a executiva, a IA é “uma adição incrível à intranet da Workhub. Entre outras razões, porque é muito comum ouvirmos dos clientes que eles não têm equipe suficiente para produzir conteúdos e publicar na intranet. Isso acaba resultando em um portal desatualizado e pode impactar no engajamento das pessoas e na relevância do portal no dia a dia de trabalho”.

Em sua visão, a IA permite que as empresas gerem conteúdo automaticamente e publique no portal, otimizando os recursos humanos disponíveis. “Isso resolve o problema das companhias que têm limitações de pessoal para produzir conteúdo personalizado e publicar”, finaliza.

Criptomoedas com PIX

Com o objetivo de atender a necessidade de melhorar o acesso ao sistema financeiro internacional para o mercado brasileiro, a Transfero, empresa Blockchain, anunciou parceria com a Wirex, plataforma cripto britânic, para fornecer o processo de transferência on e off-ramp entre criptomoedas e moedas fiduciárias utilizando o PIX. 

A próxima atualização do aplicativo da Wirex já virá com a ferramenta para possibilitar que os clientes comprem, guardem, transferiram e vendam múltiplas criptomoedas.

Ao integrar com a estrutura completa de pagamentos da Transfero no Brasil, os usuários poderão  usar o PIX para recarregar a conta Wirex de seu banco sem nenhum custo, segundo a empresa. 

“Existe uma grande necessidade no mercado local brasileiro de um melhor acesso ao sistema financeiro global. A Wirex fornece isso com uma solução de classe mundial, totalmente integrado ao PIX e ao BRZ Token, stablecoin pareada ao real brasileiro. Os brasileiros se beneficiarão muito com as conversões fáceis de cripto para as moedas locais de vários países tendo uma carteira digital internacional que pode ajudar muito os nômades digitais e viajantes frequentes”, explica Thiago Cesar, CEO da Transfero.

Microsoft vai investir em startups cariocas com lideranças femininas

O Women Entrepreneurship (WE), um programa desenvolvido pela Microsoft Participações e a Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio), anunciaram a abertura de uma rodada de investimento em startups fluminenses com mulheres em cargos de liderança.

Segundo a WE, a iniciativa é exclusiva para startups do estado do Rio de Janeiro, com faturamento de pelo menos R$ 2 milhões ao ano, que tenham uma, ou mais, mulheres em posição de liderança na companhia e, no mínimo, uma equipe feminina com 20% de participação no capital social da empresa. As interessadas têm até 31 de maio para se inscrever no site: www.we.ventures.  

O WE Ventures é o braço de investimentos da Microsoft em parceria com o Sebrae Nacional e a M8 Partners e com a Bertha Capital. O fundo de Venture Capital tem foco apenas em empreendimentos liderados por mulheres, e conta com a AgeRio como uma de suas investidoras.

Esta é a primeira rodada de investimentos realizada em parceria com a Agência. Serão selecionadas até 10 startups fluminenses, que terão a oportunidade de defender os seus negócios em um pitch de 15 minutos, anunciou a WE.

Marcella Ceva, CIO do WE Ventures, diz que “com essa chamada, vamos oferecer mais oportunidades e recursos para impulsionar o empreendedorismo feminino”, completa a executiva.

Segurança de dados em Blockchain

A Nym é um startup com desenvolvimento tecnológico voltado para a área da segurança e privacidade digital. A startup anunciou ter construído uma solução com base na blockchain Cosmos, com foco em privacidade.

A proposta conta com três componentes: Nym Mixnet, uma rede que anonimiza as atividades online dos usuários, roteando pacotes de dados por meio de uma série de mixnodes. O token Nym, token utilitário da rede que é usado para tornar a mixnet descentralizada, recompensando os nós pelo uso da rede.

E por fim, os Credenciais Nym, que permitem que os usuários revelem partes ou todos os dados conforme a autenticação necessária em aplicativos. A Nym roda em fase de testes há cerca de um ano e já conta com mais de 500 nós operantes na rede, segundo a startup. 

Para Daniel Vazquez, líder de crescimento da Nym na América Latina, a privacidade na internet deveria ser padrão, e não algo que se liga e desliga: 

“A internet não é um lugar seguro para trocas de informações hoje em dia. Acredito que a blockchain pode ajudar a construir um formato ideal de internet, que seja mais segura e inclusiva. Foram quatro anos de pesquisa para estruturar a Nym e nós combinamos dois conceitos de criptografia que nunca tinham se comunicado”, diz.

Até São Paulo participou da Web Summit 2023

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do estado de São Paulo, participou do evento com objetivo de apresentar a possíveis investidores e parceiros, de dentro e fora do país, oportunidades de negócios em inovação, tecnologia e economia criativa.

A ação é uma continuidade da participação da InvestSP no Web Summit Lisboa, em 2022. Uma missão empresarial para Portugal levou 10 empresas paulistas, que indicaram a geração de quase R$ 40 milhões em negócios graças à participação no evento.

Com patrocínio da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de SP, e em parceria com a SP Negócios, agência de promoção de investimentos da cidade de São Paulo, e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), a InvestSP contou com um estande que funciona como ponto de encontro das empresas paulistas e para promover a cidade e o estado de São Paulo como hubs de tecnologia e inovação, além de projetos de apoio aos empreendedores.

Conforme a agência, um dos principais focos da InvestSP no Web Summit Rio é a apresentação do TecnoCidades, programa realizado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para fomentar a transformação digital e que prevê, inicialmente, ações para acelerar os investimentos em infraestrutura e a implantação do 5G nos municípios paulistas.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.