Entre as varejistas de moda brasileiras, a Lojas Marisa sempre foi um “patinho feio”.
Há 5 anos passando por reestruturações, a ação AMAR3 é frequentemente vista com uma ótica pessimista.
O pessimismo não é à toa.
E, desde janeiro de 2020, a varejista disputa com a C&A a pior performance do setor.
De 2014 a 2019, as vendas de Marisa caíram de R$ 4,4 bilhões para R$ 3,6 bilhões.
O resultado na prática de tudo isso é que a ação AMAR3 está sendo negociada a preços extremamente descontados.
- Pressão nos custos de produção.
- Alta dos juros, que encarece o crédito;
- Inflação galopante, que tira o poder de compra da população;
Alguns fatores atrapalham a Lojas Marisa:
Além, é claro, da competição com players nacionais (Renner, C&A, Riachuelo) e internacionais (Shein e AliExpress).
No entanto, é preciso reconhecer também os pontos positivos de AMAR3:
- Estratégias de omnichannel (integração varejo físico e digital).
- Lançamento de um marketplace;
- Investimento pesado no digital;