Todos os anos o brasileiro tem um compromisso inevitável no calendário: o Imposto de Renda.
Em 2022, o prazo para entrega da declaração é no dia 31 de maio.
Mesmo sendo uma tarefa anual, nem sempre a declaração é fácil.
O processo é bem detalhado e qualquer erro pode causar a queda na malha fina. Conheça os 7 erros mais cometidos para não repetir.
É necessário declarar todos os rendimentos recebidos no ano anterior, tributáveis ou não. Muita gente não coloca os dados não tributáveis e têm uma surpresa desagradável.
1. Omissão de informações:
Pode parecer besteira, mas erros de digitação podem te levar pra malha fina, já que as informações são comparadas às de outros bancos de dados. Por isso, preencher com atenção é essencial.
2. Erros de digitação:
É comum a confusão sobre cada campo. Entre os bens imóveis, estão as casas; bens móveis, automóveis; e bens financeiros, contas bancárias.
3. Incoerência entre bens móveis, imóveis e financeiros:
Os gastos com saúde podem ser deduzidos no IR, mas não é toda ida ao médico. Os dados devem condizer com os mesmos enviados pelos órgãos de saúde.
4. Divergências de informações nas despesas médicas:
Todos os meses, se necessário, você deve pagar o DARF referente aos seus investimentos. No período do IR, é preciso anexar essas informações.
5. Não checar os resultados mensais da renda variável:
Colocar informações no lugar errado pode custar caro. Veja se todos os dados estão nos campos corretos: tributável; não tributável; e tributação exclusiva.
6. Declarar rendimentos na ficha errada: