O Nubank foi um dos maiores representantes dessa disrupção.
Quando as fintechs começaram a ganhar espaço no Brasil, muita gente pensou que seria o fim dos grandes bancos.
Em 2021, o Nu fez IPO na bolsa americana.
Cartão de crédito sem anuidade, TED gratuita e Anitta como garota propaganda fizeram parte da estratégia de captação de clientes do “roxinho”.
Desde o começo do ano, NUBR33 caiu mais de 60%.
Mas todo o otimismo com a fintech foi por água abaixo quando as ações ligadas à tecnologia começaram a cair.
Dificuldade de monetizar os usuários
A ausência de taxas e o crédito “fácil” foram essenciais para fazer o Nubank crescer entre o público brasileiro.
No entanto, essas vantagens tiveram seu custo, literalmente: a receita por usuário pessoa física do Nubank é 14 vezes menor que a média dos grandes bancos brasileiros.
Possível aumento da inadimplência
A carteira de crédito do banco cresceu de forma acelerada. Com uma crise econômica latente, o número de clientes inadimplentes pode crescer bastante nos próximos meses.