PETRÓLEO Por que o preço do Petróleo caiu apesar das novas sanções dos EUA contra a Rússia?
Foto: Unsplash
O preço do petróleo Brent desabou Brent 11,52%, cotado a US$ 113,24, segundo apontam dados preliminares. Já o barril do tipo WTI desvalorizava 11,13%, valendo US$ 109,93.
No entanto, a expectativa do mercado na véspera era de uma continuidade na alta, após mais sanções impostas pelo presidente dos EUA, Joe Biden, contra a Rússia. Uma resposta à guerra na Ucrânia.
Fabio Silveira, sócio-diretor da MacroSector Consultores, avalia que a hipótese mais provável é a de que o mercado de petróleo não está operando dentro de um contexto de normalidade.
“Você está tendo um redesenho do mercado de petróleo em condições especiais, já que o mercado não está operando com normalidade, mas tentando achar meios de continuar operando”.
“Há a guerra, regras institucionais novas, imposição de sanções, proibições, barreiras políticas. Então o mercado está tendo que se reordenar à luz dessas novas condições, do ponto de vista econômico”
Silveira vê que o respiro para o preço do barril hoje mostra o mercado em busca de um ponto de equilíbrio.
“O petróleo ficou menos estressado e cedeu à luz dessa relativa ‘estabilidade’ ou relativo entendimento que está tendo dos fluxos e rotas de petróleo para os próximos dias”.
O economista lembra, no entanto, que não se sabe o que estar por vir. A guerra teve início no dia 24 de fevereiro, e já dura duas semanas.
No início, os especialistas acreditavam que a ação da Rússia seria rápida e assertiva, visto que seu arsenal bélico é muito maior do que o da Ucrânia.
O Kremlin não contava, no entanto, com a resistência que o país governado por Volodymyr Zelensky apresentaria.
Leia a matéria completa clicando abaixo.
Foto: REUTERS/Vasily Fedosenko
BAIXE O NOSSO APLICATIVO Continue acompanhando as mais de 150 notícias diárias sobre o mercado financeiro
INSCREVA-SE NAS NEWSLETTERS ACESSE O SITE