Desde o começo do novo governo Lula, não se fala de outra coisa a não ser da instabilidade financeira causada pela falta de um arcabouço fiscal para delimitar os gastos públicos do governo federal.
E depois de tanta espera, nesta quinta-feira (30), foi divulgado o novo conjunto de regras que vai substituir o teto de gasto atual, com todos os parâmetros para limitar os gastos do governo.
O arcabouço apresentado deixou claro o objetivo de garantir um equilíbrio entre a arrecadação e os gastos, buscando um alinhamento das contas públicas para que elas voltem a ficar no azul.
A proposta também balizou que o crescimento máximo dos gastos públicos sejam de 70% do crescimento da receita primária (arrecadação do governo com impostos e transferências).
E com tanta novidade, tá todo mundo se perguntando: e o mercado?
No programa Giro do Mercado desta manhã, os especialistas e CEOs da Empiricus Research, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, avaliaram que o novo arcabouço, apesar de alguns adendos, está sendo recebido de forma positiva no mercado.
Para Amstalden, a reverberação direta das novas regras vai ser “digerida” conforme seus pontos fracos e fortes forem sendo apresentados, sendo que, nesse primeiro momento, é necessário cautela e atenção para acompanhar a repercussão ao longo dos próximos dias.
Sendo inclusive esse o momento que “empresas espetaculares” estarão sendo negociadas a preços super atraentes dentro da bolsa.
Já para o CEO Felipe Miranda, embora haja sim essa necessidade de entender como “as coisas vão se dar na prática”, o que parece é que esse é um conjunto de regras “razoáveis”.
De acordo com Miranda, dentre essas, duas são as melhores empresas do Brasil para investir em 2023. São suas principais apostas para o momento atual.
Para a equipe da Empiricus Research, é uma boa hora de investir nessas empresas porque elas são sólidas e resilientes a turbulências do mercado financeiro.