Warren Buffett tem uma boa e uma má notícia para os mercados hoje; entenda
Para Warren Buffett, investidor bilionário e CEO da Berkshire Hathaway, a quebradeira de bancos nos Estados Unidos é uma tendência que ainda não acabou.
O executivo disse, em entrevista ao CNBC nesta quarta-feira (12), que depois dos episódios do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank no último mês, é provável que outros bancos quebrem no país.
Os casos descobertos em março foram, respectivamente, o segundo e terceiro maiores colapsos bancários na história do país.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“Os banqueiros sempre foram tentados a fazer isso”, explica Buffett, sobre a tentação de obter spreads um pouco maiores no registro, em relação aos ganhos reais.
Apesar disso, Buffett avalia que os correntistas não precisam temer esse cenário, já que o sistema bancário é pensado para proteger depósitos em todo os Estados Unidos. O bilionário afirmou que aposta que nenhum correntista deve perder dinheiro nos próximos 12 meses.
Oportunidade de investimentos?
Outro alerta de Buffett aos investidores é que as ações de bancos problemáticos, ou seja, que estão sofrendo com fortes quedas, não são boas oportunidades de investimento no momento.
“[O governo norte-americano] não vai salvar os acionistas”, avalia o investidor.
Ele conta que a agência reguladora do setor bancário nos EUA, a FDIC, garante que o governo federal não perca dinheiro no processo de intervenção em bancos quebrados.
Isso porque a instituição é financiada pelos próprios bancos. “O público tem a impressão de que a FDIC é do governo dos EUA, mas os bancos nunca custaram um centavo para o governo federal”, explica Buffett.