Empresas

Walter Schalka no comando da Vale (VALE3)? CEO da Suzano (SUZB3) é sondado para mineradora, diz jornal

06 mar 2024, 15:36 - atualizado em 06 mar 2024, 15:37
vale-vale3-ceo
Walter Schalka estaria sendo sondado para poder assumir a presidência da Vale, de acordo com o jornal Valor Econômico (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Com prazo para se despedir do comando da Suzano (SUZB3), Walter Schalka estaria sendo sondado para poder assumir a presidência da Vale (VALE3), de acordo com o Valor Econômico.

Na última semana, a Suzano anunciou a aprovação pelo conselho de administração de João Alberto Fernandez, da Rumo (RAIL3), como futuro CEO da companhia.

Fernandez substituirá Schalka, que permanecerá na posição atual até dia 1º de julho de 2024.

  • MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para março, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui.

De acordo com a Suzano, a partir do dia 2 de abril de 2024, Schalka e Fernandez vão conduzir conjuntamente e de forma ordenada o processo de sucessão.

O conselho de administração da Suzano consignou que Schalka será oportunamente indicado para a eleição do conselho de administração. Ele também será eleito ou reeleito na primeira reunião do conselho de administração a ser realizada após a assembleia geral ordinária para integrar os seguintes comitês de assessoramento ao conselho de administração: Estratégia e Inovação; Sustentabilidade; Gestão e Finanças; e Comitê de Pessoas.

Análise da Ativa Investimentos aponta que a indicação de uma figura de mercado como Schalka seria positiva para a Vale, podendo inclusive destravar valor para a mineradora.

“O atual CEO da Suzano é experiente, sabe tocar grandes projetos e manter diálogo construtivo com as autoridades sem desvirtuar o foco das reais necessidades da companhia que dirige”, comenta a corretora.

Conselho da Vale está dividido

A falta de uma definição sobre o futuro da gestão da Vale tem pesado sobre as ações da companhia. Isso, juntamente com a recente correção do minério de ferro, levou a perdas acumuladas de aproximadamente 14% da mineradora na bolsa.

O conselho de administração ainda está dividido quanto a manter ou não Eduardo Bartolomeo como CEO da Vale. As últimas reuniões não tiveram decisão pela recondução do executivo ou a abertura de um processo competitivo, com a nomeação de três nomes para a sucessão. Essa incerteza pode se estender até maio, quando termina o mandato de Bartolomeo.

A reportagem do Valor levanta que outro possível nome, além de Schalka, para o processo competitivo é Luís Guimarães, da Cosan (CSAN3).

O conselho da Vale se reúne nesta próxima sexta (8) novamente. Embora a discussão sobre o cargo de CEO não esteja na pauta, há a expectativa de que o assunto venha à tona.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar