Wall Street vê “Marlboro” de maconha próximo após compra da Altria
O grupo Altria, que é o fabricante das marca de cigarros Marlboro, anunciou um acordo para adquirir novas ações da canadense Cronos Group, um dos principais fabricantes de canabinóides do mundo. A transação representa uma participação acionária de 45% a um preço de aproximadamente US$ 1,8 bilhão.
A gigante do cigarro espera que seu investimento ajude o Grupo Cronos a acelerar suas estratégias de crescimento e seu desenvolvimento pesquisa e propriedade intelectual. Esses serviços podem incluir assuntos regulatórios, ciência regulatória, conformidade, assuntos governamentais e gerenciamento de marca.
O principal analista de maconha de Wall Street viu o anúncio como uma “entrada única na cannabis”. A ênfase de Cronos em canabinóides raros será provavelmente valiosa, à medida que procura diversificar do tabaco para mercados promissores como cigarros eletrônica e a maconha, disse Vivien Azer, analista da Cowen.
“Embora os usos potenciais dos canabinóides sejam vastos, a Cronos acredita que a chave para levar com sucesso os produtos à base de canabinóides é criar uma produção confiável, consistente e escalável de um espectro completo dos cerca de 100 canabinóides, não apenas THC e CBD”, mostra um trecho da análise publicada pela CBNC.
Segundo ele, a Altria e a Cronos podem alavancar os recursos operacionais e a experiência da Altria para criar fatores de forma com valor agregado, enquanto se concentra na composição de ingredientes sem depender de uma enorme infraestrutura de cultivo (agricultura).
Acordo
O negócio inclui a possibilidade de adquirir uma participação adicional no Grupo Cronos ao longo de quatro anos. Se exercido na íntegra, o mandado aumentaria em 10% a participação da Altria no Grupo Cronos para aproximadamente 55%.
“Investir no Cronos Group como nosso parceiro exclusivo na emergente categoria global de maconha representa uma nova oportunidade de crescimento para a Altria”, disse Howard Willard, Chairman e Chief Executive Officer da Altria.
Este investimento posiciona a Altria para participar no emergente setor global de cannabis, que acredita estar pronto para um rápido crescimento ao longo da próxima década. Também cria uma nova oportunidade de crescimento numa categoria adjacente que é complementar aos principais negócios de tabaco da Altria.
“As receitas do investimento da Altria nos permitirão expandir mais rapidamente nossa infraestrutura global e a área de cobertura da distribuição, além de aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e marcas que ressoam com nossos consumidores”, disse Mike Gorenstein, presidente do conselho, presidente e diretor executivo do Cronos Group.