Wall Street termina semana em alta, puxada por balanços corporativos superando expectativas
Os índices de ações dos Estados Unidos avançaram nesta sexta-feira, após fortes dados da Exxon e da Intel compensarem preocupações com o alerta de desaceleração da Amazon, enquanto dados econômicos reforçaram expectativas de que o Federal Reserve aumentará taxa de juros na próxima semana.
As ações da Exxon Mobil Corp fecharam em alta de 1,3%, depois de atingir uma máxima histórica, com a petrolífera registrando um lucro recorde no primeiro trimestre com o aumento da produção de petróleo e gás, o que também impulsionou o índice de energia do S&P 500 em 1,5%.
A fabricante de chips Intel Corp ganhou 4% depois de dizer que as margens brutas vão melhorar no segundo semestre.
Ainda assim, a Amazon.com Inc caiu 4% em sua maior perda em um dia desde o início de fevereiro, apesar dos resultados trimestrais melhores do que o esperado, pois sinalizou que o crescimento de seus negócios de computação em nuvem diminuirá ainda mais. Os papéis da empresa pesou sobre o índice de consumo discricionário do S&P 500, que terminou em queda de 0,04%.
O Dow Jones Industrial Average (DJI) subiu 0,8%, para 34.098,16 pontos. O S&P 500 (SPX) ganhou 0,83%, para 4.169,48 pontos. O Nasdaq Composite (US100) avançou 0,69%, para 12.226,58 pontos.
O S&P 500 foi ajudado por balanços acima do esperado de empresas de megacapitalização, que incluem Alphabet Inc, Microsoft Corp e Meta Platforms Inc.
No mês, o S&P subiu 1,5%, enquanto o Dow teve alta de 2,5% e o Nasdaq mal avançou. Na semana, o S&P subiu 0,9% em linha com o ganho semanal do Dow Jones, e o Nasdaq avançou 1,3%.
Entre os 11 setores da indústria do S&P 500, o de energia teve o melhor desempenho, enquanto o maior declínio foi o de serviços públicos, que caiu 0,2%.
O economicamente sensível índice de transportes do Dow Jones fechou em alta de 1,6% no dia, mas perdeu 2,7% na semana.
(Atualizada às 19:24)