Mercados

Wall Street tem nova alta, com rali de tecnológicas abafando temores com vírus

25 set 2020, 17:28 - atualizado em 25 set 2020, 18:28
Nyse EUA Mercados Ações Wall Street Bolsa de Valores
Nasdaq avançou 2,26%, para 10.913,56 (Imagem: Reuters/Lucas Jackson)

As ações de tecnologia novamente salvaram Wall Street na sexta-feira, elevando os principais índices em mais de 1%, mas o Dow (DJI) e o S&P 500 (SPX) ainda registraram as mais longas sequências de perdas semanais em um ano, de quase um mês, em meio a temores de uma desaceleração econômica.

Investidores começaram a comprar ações desvalorizadas depois que o Nasdaq (US100) confirmou território de correção mais cedo neste mês. Considerando pontuação intradiária, o S&P 500 também chegou a entrar em correção nesta semana, ainda que por pouco tempo.

O Nasdaq fechou em alta na semana depois de cair nas três anteriores, e agora está em alta de 22% no ano. Tanto o Dow quanto o S&P 500 registraram sua quarta queda semanal consecutiva, a mais longa sequência de perdas semanais desde agosto de 2019.

Investidores estão olhando para o longo prazo e acreditam que o setor de tecnologia continua sendo o melhor investimento, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA em Nova York.

“É compra na queda”, disse. “Quando você olha para a correção que vimos nesses gigantes da tecnologia, as pessoas ainda vão querer ter ações dos EUA. A realidade é que 2021 será um ano de mercados de ações muito mais altos e você provavelmente verá o setor de tecnologia ainda liderando esse caminho”, disse Moya.

As ações das gigantes de tecnologia Apple (AAPL), Microsoft (MSFT) e Amazon (AMZN) puxaram a alta do mercado nesta sessão, seguidas pelos papéis de Nvidia e Facebook (FB), com altas de pelo menos 2,1%.

O índice de tecnologia da informação saltou 2,4%, à medida que investidores abandonaram ações vinculadas a valor (aquelas cujos preços parecem mais baixos que os sugeridos pelos fundamentos) sob sinais de uma desaceleração mais ampla na recuperação econômica.

A volatilidade também vem subindo, à medida que os investidores buscam clareza sobre se o Congresso aprovará mais estímulos antes da eleição presidencial de 3 de novembro, o que agora parece improvável.

Mas, nesta sexta, o índice de volatilidade da CBOE conhecido como VIX e tido como um termômetro dos temores de Wall Street caiu 7,68%.

O Dow Jones subiu 1,34% na sessão, para 27.173,96 pontos. O S&P 500 avançou 1,60%, para 3.298,46 pontos. E o Nasdaq teve alta de 2,26%, para 10.913,56 pontos.

Na semana, o Dow caiu 1,74%, o S&P 500 recuou 0,63%, e o Nasdaq subiu 1,1%.