Wall Street tem forte queda com debacle de ações de tecnologia; mercado opera de olho em Fed
Os principais índices de ações de Wall Street caíam nesta terça-feira, com o S&P 500 se encaminhando para confirmar uma correção conforme um movimento forte de vendas de papéis de tecnologia antes da reunião do banco central dos EUA (Federal Reserve) deixava em segundo plano resultados positivos de empresas blue-chips, incluindo IBM e 3M.
O índice de referência chegou perto de confirmar uma correção quando um índice fecha 10% ou mais abaixo do seu nível recorde de fechamento na segunda-feira antes de se recuperar no final da sessão.
As ações dos EUA tiveram um início de 2022 turbulento com o S&P 500 agora caindo 10,4% em relação ao recorde de alta de 3 de janeiro, enquanto o Nasdaq, pesado em tecnologia, registrou seu pior início de ano desde 1980.
O Fed iniciará no final do dia sua reunião de política monetária de dois dias, que será monitorada de perto em busca de dicas sobre o cronograma do banco central para aumentar as taxas de juros para combater a inflação.
Os traders de futuros de juros estão precificando um aumento de 25 pontos-base em março, além de mais três aumentos de taxas até o final do ano.
Todos os 11 principais setores do S&P 500 caíram no início do pregão, com oito deles caindo mais de 2% cada.
“Parece que o mercado está reagindo à nova realidade de uma política monetária mais apertada do Fed… você provavelmente não verá ninguém fazendo grandes apostas antes da reunião de quarta-feira”, disse Dan Eye, diretor de investimentos do Fort Pitt Capital Group.
As tensões geopolíticas na Ucrânia aumentaram a incerteza, com o Departamento de Defesa dos EUA afirmando que cerca de 8.500 soldados norte-americanos foram colocados em alerta elevado.
Por volta de 12h53, o Dow Jones Industrial Average (DJI) caía 0,98%, a 34.025,42 pontos, o S&P 500 (SPX) recuava 1,82%, em 4.329,25 pontos, e o Nasdaq Composite (US100) tinha queda de 2,49%, para 13.523,4 pontos.
A IBM subia 0,6% depois que os resultados da gigante de TI para o quarto trimestre superaram as estimativas de Wall Street para receita e lucro, enquanto a 3M caía 2,5%, apesar de seus resultados terem superado as estimativas de mercado.