Wall Street tem forte alta com foco no Fed
As ações dos Estados Unidos tiveram um rali nesta terça-feira e o índice S&P 500 interrompeu uma sequência de três dias de baixas após nova queda nos preços do petróleo e uma leitura mais suave do que o esperado dos preços ao produtor ajudarem a aliviar temores inflacionários entre investidores, com o foco se voltando ao próximo anúncio de política monetária do banco central dos EUA.
O petróleo Brent ficou abaixo de 100 dólares o barril após disparar para mais de 139 dólares na semana passada, trazendo alívio temporário a investidores que viram este ano as ações sob pressão de crescentes preocupações com a inflação, incerteza sobre a trajetória da política monetária do Federal Reserve e, mais recentemente, a escalada do conflito na Ucrânia.
O índice S&P 500 (SPX) fechou em alta de 2,14%, a 4.262,45 pontos. O Dow Jones (DJI) subiu 1,82%, a 33.544,34 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) avançou 2,92%, a 12.948,62 pontos.
O S&P 500 caiu cerca de 2,4% nas três sessões anteriores e recentemente se juntou aos índices Dow Jones, Nasdaq e Russell 2000 na formação de um padrão técnico chamado “cruz da morte”, quando uma média móvel de curto prazo cruza abaixo de uma média móvel de longo prazo, o que alguns investidores acreditam sinalizar mais fraqueza no curto prazo.
Dos 11 principais setores do S&P, dez avançaram, com ações de tecnologia e consumo discricionário liderando, enquanto energia, o único setor positivo no ano, teve queda diária de quase 4% junto com os preços do petróleo.