Giro de Indicadores

Wall Street solta fogos com inflação e anima Ibovespa (IBOV); veja os indicadores desta quarta (12)

12 jul 2023, 12:00 - atualizado em 12 jul 2023, 12:01
Indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai para a inflação nos Estados Unidos; dados do CPI apontam para melhora no núcleo. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Por Juliana Américo e Vitória Pitanga

Subiu, sim, mas está melhor que o esperado. Esse é o sentimento do mercado com os dados de inflação nos Estados Unidos. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) registrou alta de 0,2% em junho, ligeiramente abaixo das projeções de +0,3%. Já na base anual, a alta foi de 3%.

Mas o que fez a alegria do mercado foi o núcleo, que exclui alimentos e energia. O resultado veio abaixo das projeções, dando esperança de uma desaceleração.

Os principais índices de Wall Street sobem diante da expectativa de que o Federal Reserve esteja chegando ao fim de seu ciclo de aperto monetário. E a bolsa brasileira vai atrás.

Por volta das 11h55, o Ibovespa (IBOV) disparava 1,32%. Já em Wall StreetNasdaq subia 1,20%, S&P 500 subia 0,98% e Dow Jones acelerava a 0,81%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (12)

Brasil
O setor de serviços do Brasil subiu mais que esperado no mês de maio, puxado pelo impulso no setor de transportes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume recuou 0,9% em maio, ante a queda de 1,5% em abril. E comparado ao mesmo período do ano passado, houve um avanço de 4,7%, ante a expectativa de 3,8%. O impulso em maio, que veio dos transportes, teve um avanço de 2,23%, ante a queda de 4,3% em abril.

Como resultado de 11,5%, o setor de serviços, voltou a operar acima do patamar da pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas 2% abaixo do nível mais alto alcançado em dezembro de 2022.

EUA
O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) ganhou força em junho, acelerando-se em relação a maio. O CPI subiu 0,2% na base mensal e foi para +3% no confronto anual, ficando em linha com as estimativas de economistas do mercado, de alta mensal de 0,3% e +3,1% na base anual. Em maio, o CPI havia registrado aumentos de 0,1% no mês e +4% no ano.

Mais tarde, o Federal Reserve divulga o livro bege, que é um relatório sobre as condições econômicas de cada um dos distritos do banco central americano.

Europa
No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE) divulgou o seu Relatório de Estabilidade Financeira. Desde dezembro de 2021, os juros britânicos aumentaram de 0,1% para 5% em junho deste ano. Segundo o banco central, as famílias do Reino Unido estão enfrentando desafios de custos de vida mais altos e taxas de juros mais altas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar