Mercados

Wall Street sobe com promissor medicamento contra coronavírus

29 abr 2020, 17:31 - atualizado em 29 abr 2020, 18:05
Mercados - Wall Street
O Dow Jones subiu 2,21%, para 24.633,86 pontos (Imagem: REUTERS/Carlo Allegri)

As ações dos Estados Unidos avançaram nesta quarta-feira, com as expectativas de um tratamento eficaz contra a Covid-19 provocando um rali amplo e ajudando os investidores a minimizarem os dados sombrios do Produto Interno Bruto (PIB) e as sinalizações de alerta do chairman do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell.

O Dow Jones subiu 2,21%, para 24.633,86 pontos, o S&P 500 ganhou 2,66%, para 2.939,51 pontos e o Nasdaq Composite acrescentou 3,57%, para 8.914,71 pontos.

As grandes empresas de tecnologia sustentaram o maior avanço para o S&P 500 e o Nasdaq, e levaram os três principais índices de ações dos EUA a níveis mais próximos de suas máximas de todos os tempos alcançados em fevereiro.

Todos os índices estão até 20% abaixo de seus níveis recordes, com a Nasdaq, índice concentrando em tecnologia, a 10% da sua máxima.

As empresas menores, que tendem a se beneficiam mais das suspensões das restrições, continuam a superar seus pares maiores, com o Russell 2000 registrando seu sexto avanço consecutivo.

A farmacêutica Gilead Sciences Inc anunciou que seu medicamento remdesivir está mostrando-se promissor como um eficaz tratamento para o Covid-19, impulsionando o mercado em geral e elevando suas ações em 5,7%.

A economia norte-americana sofreu o maior declínio em 11 anos, com o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre contraindo-se a uma taxa trimestral anualizada de 4,8%, segundo o Departamento de Comércio, marcando o fim da maior expansão econômica já registrada do país.

Muitos acreditam que o pior ainda está por vir.

Na conclusão de sua reunião de política monetária de dois dias, o Fed manteve a principal taxa de juros próxima de zero, e o chairman do BC, Jerome Powell, alertou que a economia recuará a uma “taxa sem precedentes” no trimestre atual.

No entanto, Powell também disse que a economia vai recuperar-se à medida que as restrições forem suspensas e prometeu que o BC continuaria a apoiar a recuperação.

“(O Fed tem) realmente se colocado na vanguarda de tentar liderar essa recuperação de volta”, disse Rick Meckler, sócio da Cherry Lane Investments em New Vernon, Nova Jersey. “Eles têm sido agressivos e provavelmente são um grande motivo para a força que o mercado mostrou, mesmo à luz de notícias econômicas realmente negativas.”

(Atualizada às 18h05)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar