Wall Street recua com avanço do petróleo e perdas de megacaps
Os principais índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, diante de alta nos preços do petróleo e queda nas empresas de megacapitalização, conforme investidores avaliavam as perspectivas para os juros norte-americanos após pedidos de autoridades do Federal Reserve por doses maiores de aperto monetário.
Nove dos 11 principais setores do S&P caíam nesta manhã, com as ações de tecnologia, consumo discricionário e financeiras liderando as perdas depois de alimentarem forte rali em Wall Street na sessão anterior.
Amazon.com (AMZN), Alphabet Inc, Meta Platforms e Microsoft Corp (MSFT) perdiam entre 0,7% e 1,1%.
As ações de energia, o setor do S&P com melhor desempenho até agora neste ano, retomavam sua alta após pausa vista na terça-feira. A Occidental Petroleum liderava os ganhos, subindo 3,5%, com o petróleo Brent sendo negociado acima de 120 dólares por barril.
O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, defendeu na terça-feira um aumento dos juros norte-americanos a 3% neste ano, enquanto a chefe do Fed de Cleveland, Loretta Mester, disse que grandes aumentos nos custos dos empréstimos provavelmente serão necessários em “algumas” das seis reuniões restantes do Fed neste ano.
O pivô “hawkish” (mais agressivo no combate à inflação) veio em linha com comentários do chair do banco central, Jerome Powell, e ocorreu apenas uma semana depois que o Fed aumentou os juros pela primeira vez desde 2018.
Às 11:58 (de Brasília), o índice S&P 500 (SPX) perdia 0,46%, a 4.490,77 pontos, enquanto o Dow Jones (DJI) caía 0,75%, a 34.548,00 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) recuava 0,52%, a 14.035,58 pontos.