Wall Street planeja reforçar equipes de negociação eletrônica
Bancos e corretoras planejam aumentar o número de funcionários em cargos de negociação eletrônica de ações, remando contra a maré em outros segmentos de Wall Street, que têm enxugado a força de trabalho.
Mais da metade das chamadas empresas sell-side dos EUA tem planos de expandir a cobertura de suas mesas eletrônicas de ações no próximo ano e meio, de acordo com uma pesquisa com 25 companhias da Coalition Greenwich.
Quase 30% dizem que esperam elevar o número de cargos em consultoria de execução e análise, enquanto cerca de 25% delas relataram a intenção de contratar em vendas algorítmicas.
“Bancos e corretoras estão atendendo seus clientes onde estão, eletronicamente, adicionando funcionários para escalar com facilidade e eficiência”, disse em entrevista Jesse Forster, analista sênior do grupo de tecnologia e estrutura de mercado da Coalition Greenwich.
Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A tendência de negociação eletrônica foi retomada após uma pausa durante a pandemia, quando houve mais negociações “high touch”, com maior envolvimento dos operadores, disse Forster.
A expansão contrasta com a recente onda de demissões em Wall Street, à medida que empresas buscam otimizar a força de trabalho para manter as despesas sob controle.
O JPMorgan Chase demitiu centenas de funcionários na divisão de hipotecas, enquanto o Goldman Sachs embarcou em uma de suas maiores rodadas de cortes de empregos em janeiro, com um plano para eliminar milhares de cargos no banco.
A negociação eletrônica, ou as chamadas funções “low touch”, auxiliadas por tecnologia e algoritmos, estão em alta demanda, quando a velocidade e a automação dominam um mercado cada vez mais competitivo.
O Citigroup (CTGP34), por exemplo, está contratando para melhorar sua infraestrutura existente.
“Continuamos a investir em nossa transformação” para modernizar nosso banco, disse em janeiro a CEO do Citigroup, Jane Fraser.
“Estamos simplificando nossos processos e tornando-os mais automatizados.”
Traders de vendas eletrônicas estão mais otimistas sobre as receitas futuras em comparação com seus pares em outras mesas de Wall Street, de acordo com a Coalition Greenwich.
Metade espera que suas comissões em 2023 sejam pelo menos 10% maiores do que no ano passado, segundo a pesquisa.
Mas esse otimismo não foi visto em todos os lugares.
Cerca de 42% dos entrevistados no sell-side estimam que as comissões em renda variável eletrônica nos EUA fiquem estáveis em comparação com o ano anterior.
Remuneração
As expectativas de pagamentos futuros com base no desempenho são mistas.
Aproximadamente 40% dos especialistas em negociação eletrônica que participaram do estudo esperam maior remuneração em 2022, sendo que a maioria deles antecipa um aumento de 10% ou menos.
A pesquisa foi realizada entre dezembro e janeiro, antes que a maioria dos entrevistados recebesse os valores finais de remuneração do ano fiscal de 2022, incluindo bônus de final de ano.
“Embora o número de funcionários esteja aumentando”, disse Forster, com “as condições desafiadoras do mercado” a remuneração dos traders de vendas eletrônicas ainda deve mostrar um resultado misto.