Mercados

S&P 500 e Nasdaq escalam a recordes com salto de Netflix e espera por posse de Biden

20 jan 2021, 13:40 - atualizado em 20 jan 2021, 13:40
Wall Street; bolsas americanas, mercados
Seis dos 11 setores do S&P subiam nesta sessão, com tecnologia, serviços de comunicação e consumo discricionário entre as maiores altas (Imagem: REUTERS/ Andrew Kelly)

Os índices S&P 500 (INX) e Nasdaq (NDX) bateram máximas recordes nesta quarta-feira, com Joe Biden se preparando para assumir o posto de presidente dos Estados Unidos, enquanto as ações da Netflix disparavam após a empresa informar que não precisará mais pedir bilhões de dólares para financiar seus programas de TV e filmes.

Às 13:28 (horário de Brasília), o índice Dow Jones (DJI) subia 0,52%, a 31.092 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,970278%, a 3.836 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 1,47%, a 13.391 pontos.

As ações do maior provedor de serviços de streaming do mundo saltavam 14%, adicionando mais de 30 bilhões de dólares a seu valor de mercado. A alta das ações ajudava a impulsionar o índice Nasdaq Composite, com forte peso de papéis de empresas de tecnologia. O Nasdaq 100 ganhava 1,89%.

Biden, que assumirá como o 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, não perderá tempo em virar a página sobre a era Trump, disseram assessores, e assinará uma série de 15 decretos sobre questões que vão desde a pandemia de Covid-19 à economia, passando por mudanças climáticas.

“É tudo sobre a posse, com foco primeiro em Biden sendo colocado no cargo e depois sobre os balanços”, disse Robert Pavlik, gestor sênior de portfólio da Dakota Wealth, em Fairfield, Connecticut.

O Dow Jones ganhou cerca de 57% nos quatro anos desde que Donald Trump assumiu o cargo, em 20 de janeiro de 2017, ante salto de 72% no primeiro mandato do governo Obama.

As apostas em um plano maior de alívio à pandemia e em maiores gastos com infraestrutura sob o governo Biden, além de um Congresso controlado pelos democratas, foram fundamentais para impulsionar os principais índices de ações dos EUA para os picos de todos os tempos neste mês.

Seis dos 11 setores do S&P subiam nesta sessão, com tecnologia, serviços de comunicação e consumo discricionário entre as maiores altas.

Encerrando a divulgação de balanços entre grandes bancos nos EUA, o Morgan Stanley divulgou lucro trimestral acima do esperado, com a área de operações se beneficiando da volatilidade causada pelo coronavírus nos mercados financeiros.

As ações do Morgan subiam 0,4%.

Os lucros das empresas do S&P 500 devem aumentar 24% em 2021, depois de caírem 15% em 2020, de acordo com dados da Refinitiv.

reuters@moneytimes.com.br