Mercados

Wall Street fecha em queda após forte alta de empregos levantar dúvidas sobre o Fed

03 fev 2023, 18:37 - atualizado em 03 fev 2023, 18:39
Wall Street
O índice S&P 500 ainda registrou um ganho na semana e não ficou muito longe dos maiores níveis em cinco meses (Imagem: Pixabay)

Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta sexta-feira, depois que dados surpreendentemente fortes de empregos geraram preocupações sobre uma ação agressiva do Federal Reserve (banco central dos EUA), enquanto investidores digeriram uma mistura de balanços corporativos de empresas de megacapitalização.

O índice S&P 500 ainda registrou um ganho na semana e não ficou muito longe dos maiores níveis em cinco meses, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq marcou sua quinta alta semanal consecutiva, sua mais longa série de ganhos desde o final de 2021.

O crescimento do emprego nos EUA acelerou de forma acentuada em janeiro, com a criação de 517.000 postos de trabalho fora do setor agrícola, bem acima da estimativa de 185.000. A taxa de desemprego atingiu 3,4%, mínima em mais de 53 anos e meio.

Investidores têm equilibrado sinais de que a economia dos EUA pode evitar uma temida recessão com preocupações sobre por quanto tempo o Fed manterá a taxa de juros elevada para conter a inflação.

O S&P 500 avançou no início desta semana após comentários mais brandos do que o esperado do chair do Fed, Jerome Powell, que reconheceu o progresso na luta contra o salto dos preços.

O Dow Jones caiu 0,38%, para 33.926,01 pontos. O S&P 500 perdeu 1,04%, para 4.136,48 pontos. O Nasdaq 1,59%, para 12.006,96 pontos.

Na semana, o S&P 500 (SPX) subiu 1,6%, o Dow Jones (DJI) caiu 0,15% e o Nasdaq (US100) ganhou 3,3%.

As ações da Apple, a maior empresa dos EUA em valor de mercado, subiram 2,4%. A empresa previu que a receita cairá pelo segundo trimestre consecutivo, mas que as vendas do iPhone provavelmente melhorarão à medida que a produção volte ao normal na China.

As ações da Amazon caíram 8,4%, depois que a empresa disse que o lucro operacional pode cair para zero no trimestre atual, uma vez que a economia com demissões não compensará o impacto financeiro da restrição de gastos por parte de consumidores e clientes de serviços da nuvem.

As ações da Alphabet cederam 2,7% depois que a controladora do Google divulgou lucro e vendas no quarto trimestre abaixo das expectativas de Wall Street.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar