Mercados

Wall Street fecha em alta com salto de bancos e foco no Fed

21 mar 2023, 17:23 - atualizado em 21 mar 2023, 18:30
Wall Street
De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 1,29%, para 4.002,41 pontos (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Wall Street fechou em forte alta nesta terça-feira, quando temores generalizados sobre a liquidez no setor bancário diminuíram e as atenções dos participantes do mercado se voltaram para o Federal Reserve, que deve concluir sua reunião de política monetária de dois dias na quarta-feira com um aumento de 0,25 ponto percentual em sua taxa básica de juros.

Um golpe duplo de falências de bancos regionais dos EUA na semana passada, seguido pelo resgate do First Republic Bank e pela aquisição do suíço Credit Suisse pelo UBS, provocou uma queda nas ações do setor bancário e alimentou preocupações de contágio no setor financeiro que, por sua vez, aumentaram a ansiedade global com a possibilidade crescente de recessão.

Mas as ações do setor bancário se recuperaram nesta terça-feira, avançando sobre a reversão já iniciada na segunda-feira. Ainda assim, o índice S&P Banks perdeu mais de 18% de seu valor apenas neste mês.

Tanto o SPXBK quanto o índice KBW Regional Banking saltaram –3,6% e 4,8%, respectivamente–, suas maiores altas percentuais em um dia desde o final do ano passado.

“O mercado de ações está reconhecendo que a crise bancária não foi uma crise, afinal, e foi isolada em um punhado de bancos”, disse Oliver Pursche, vice-presidente sênior da Wealthspire Advisors em Nova York. “Tanto o setor público quanto o privado mostraram que são mais do que capazes de apoiar e fortalecer instituições fracas.”

As atenções agora se voltam para o Fed, que se reuniu para seu encontro de política monetária de dois dias, em que as autoridades revisarão suas projeções econômicas e, muito provavelmente, implementarão outro aumento na taxa básica de juros.

“O Fed aumentará as taxas de juros em 25 pontos-básicos e o mercado não se importará”, acrescentou Pursche. “Tudo será sobre a declaração do (presidente Jerome) Powell sobre a economia e a inflação, e se ele conseguir fazer um bom trabalho convencendo o público de que o ruído bancário” pode ser atribuído à má administração por parte de alguns bancos.

No final do dia, os mercados financeiros precificavam uma probabilidade de 83,4% de um aumento de 25 pontos-base na taxa e uma probabilidade de 16,6% de que o banco central deixará sua taxa de juros inalterada, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.

O S&P 500 (SPX) teve alta de 1,30%, para 4.002,97 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) subiu 1,58%, para 11.860,11 pontos. O Dow Jones Industrial Average (DJI) avançou 0,98%, para 32.560,6 pontos.

(Atualizada às 18:30)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar