Wall Street fecha em alta com investidores de olho em eleições legislativas dos EUA
Wall Street fechou em alta nesta terça-feira em dia de votação nas eleições de meio de mandato que determinarão o controle do Congresso dos EUA, com investidores apostando em um impasse político que pode barrar grandes mudanças nas políticas.
Foi o terceiro dia consecutivo de ganhos no mercado de ações dos EUA.
O S&P 500 subiu cerca de 7% em relação à baixa de outubro, mas permanece em queda de cerca de 20% em 2022 devido a preocupações de que os aumentos agressivos das taxas do Fed possam prejudicar a economia dos EUA.
O S&P 500 (SPX) subiu 0,56%, para 3.828,13 pontos, enquanto o Nasdaq Composite (US100) avançou 0,49%, para 10.616,20 pontos. O Dow Jones (DJI) teve alta de 1,02%, para 33.160,83 pontos.
Dos 11 índices setoriais do S&P 500, 10 subiram, liderados por materiais, com alta de 1,72%, seguido por um ganho de 0,92% em tecnologia da informação.
Ajudando a blue-chip Dow, as ações da farmacêutica Amgen Inc subiram quase 6% para um nível recorde depois que a empresa divulgou dados positivos relacionados ao seu tratamento contra o colesterol e obesidade.
Todos os 435 assentos da Câmara dos Deputados e cerca de 35 assentos no Senado estão em votação, com especialistas dizendo que pode levar alguns dias para ficar claro quem ganhou certas disputas.
Previsões apartidárias e pesquisas de opinião sugeriram uma forte chance de os republicanos ganharem a maioria na Câmara e uma disputa acirrada pelo controle do Senado.
“No final das contas, os mercados financeiros gostam de impasses. Na medida em que a mudança será lenta e em evolução, um governo dividido, é claro, fornece esse pano de fundo”, disse Terry Sandven, estrategista-chefe de ações do U.S. Bank Wealth Management em Minneapolis.
Uma vitória surpresa para os democratas, no entanto, pode levantar preocupações sobre a regulamentação do setor de tecnologia, bem como sobre gastos orçamentários que podem aumentar a inflação já alta, segundo estrategistas de mercado.
Os investidores também aguardam uma leitura importante da inflação prevista para quinta-feira, que deve mostrar afrouxamento nos preços ao consumidor e fornecer mais pistas sobre se o Federal Reserve dos EUA pode suavizar sua campanha de aumentos agressivos das taxas de juros.
Os traders estão divididos sobre se o Fed aumentará as taxas em 50 pontos-base ou 75 pontos-base na reunião do banco central em dezembro, de acordo com a ferramenta CME Fedwatch.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!