Mercados

Wall Street fecha em alta com dados de inflação nos EUA endossando apostas para Fed

12 jan 2022, 18:25 - atualizado em 12 jan 2022, 19:48
Wall Street
No acumulado de 12 meses até dezembro de 2021, o IPC subiu 7,0% (Imagem: Pixabay)

Os principais índices de ações dos Estados Unidos subiram nesta quarta-feira, depois de dados mostrarem que, apesar de ter alcançado uma máxima em décadas, a inflação norte-americana veio de forma geral em linha com as expectativas, o que aliviou preocupações de que o banco central do país teria que retirar seu apoio econômico de maneira ainda mais forçosa do que o já esperado.

Dez dos 11 principais setores do S&P fecharam em alta. O S&P 500 e o Nasdaq superaram o Dow Jones, enquanto ações de crescimento tiveram melhor performance que as de valor.

Dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou 0,5% no mês passado, após alta de 0,8% em novembro.

No acumulado de 12 meses até dezembro de 2021, o IPC subiu 7,0%, pico em quase quatro décadas. Economistas consultados pela Reuters previam que o IPC tivesse ganho de 0,4% em dezembro e de 7,0% na base anual.

“Os investidores estavam se preparando para uma inflação ainda mais alta do que realmente vimos. Por pior que seja o número e por mais pressão inflacionária que haja na economia, houve um pequeno alívio”, disse Anthony Saglimbene, estrategista de mercado global da Ameriprise Financial em Troy, Michigan.

“O dado de inflação de hoje valida a trajetória do Fed e significa que eles não precisam ser mais agressivos do que já é esperado.”

O índice S&P 500 (SPX) fechou em alta de 0,28%, a 4.726,35 pontos. O Dow Jones (DJI) subiu 0,11%, a 36.290,32 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) avançou 0,23%, a 15.188,39 pontos.

Os principais ganhadores do dia dentro do S&P foram materiais básicos , que avançou quase 1%, consumo discricionário, com alta de 0,6%, e tecnologia, que subiu 0,4%.

As ações de crescimento e de tecnologia têm encenado um retorno nesta semana, enquanto investidores observam uma variedade de métricas para decidir se devem comprar o rali ou se preparar para mais quedas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar