Mercados

Wall Street fecha em alta após comunicado do Fed

15 jun 2022, 17:24 - atualizado em 15 jun 2022, 17:58
Mercados Nyse Eua Wall Street
O Fed elevou sua meta de taxa de juros em 0,75 ponto percentual, a maior alta desde 1994 (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson)

O índice de referência S&P 500 (SPX) subiu nesta quarta-feira e interrompeu uma sequência de cinco sessões consecutivas de perdas, após um anúncio de política monetária do Federal Reserve, que elevou a taxa de juros para um valor em linha com as expectativas do mercado, conforme o banco central norte-americano tenta combater a inflação crescente sem desencadear uma recessão.

O índice S&P 500 (SPX) fechou em alta de 1,46%, a 3.789,99 pontos. O Dow Jones (DJI) subiu 1,00%, a 30.668,53 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) avançou 2,5%, a 11.099,16 pontos.

O Fed elevou sua meta de taxa de juros em 0,75 ponto percentual, a maior alta desde 1994, e projetou desaceleração da economia e aumento do desemprego nos próximos meses.

As ações ficaram voláteis após o comunicado, antes de subirem definitivamente depois que o chefe do banco central, Jerome Powell, disse em entrevista coletiva que o mais provável é que os juros sejam elevados em 0,50 ou 0,75 ponto percentual ​​na próxima reunião do Fed em julho, mas que ele não espera que altas de 0,75 ponto se tornem comuns.

“Quando o presidente do Fed disse que pode haver um aumento semelhante de 0,75 ponto percentual na próxima reunião foi quando o mercado subiu”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research em Nova York.

“É uma espécie de voto de confiança de que o Fed finalmente acordou para o problema da inflação e está disposto a adotar uma postura mais agressiva.”

A sequência de cinco sessões consecutivas de perdas do S&P 500 foi a mais longa desde o início de janeiro.

Na segunda-feira, o índice marcou uma queda de mais de 20% em relação ao seu recorde de fechamento mais recente, uma confirmação de que um mercado em baixa começou em 3 de janeiro, de acordo com uma definição comumente usada.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

reuters@moneytimes.com.br