Wall Street fecha em alta após autoridades do Fed acalmarem nervosismo sobre bancos
As ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta sexta-feira, ao fim de uma semana tumultuada, depois que autoridades do Federal Reserve (Fed) acalmaram os temores de investidores sobre uma possível crise de liquidez no setor bancário.
Embora todos os três principais índices acionários dos EUA tenham começado a sessão em forte queda após uma liquidação nos papéis de bancos na Europa, essas perdas foram revertidas durante o pregão em uma repetição da montanha-russa intradiária das últimas sessões.
A semana foi de altos e baixos nos mercados, com destaque para o aumento na taxa de juros pelo Fed e crescentes preocupações com a saúde do sistema bancário. Ainda assim, os três principais índices acionários em Nova York registraram ganhos semanais.
Em declarações separadas, três membros do Fed disseram nesta sexta-feira que a decisão de aumentar os juros em 0,25 ponto percentual na quarta-feira teve como base a confiança de que o sistema bancário não enfrenta uma crise de liquidez.
Porém, enquanto as autoridades do banco central norte-americano continuam a ver elevações adicionais de juros como uma forte possibilidade, os mercados financeiros agora favorecem a probabilidade de nenhuma alta na próxima reunião de política monetária, em maio.
O Dow Jones Industrial Average (DJI) subiu 0,41%, para 32.237,53 pontos. O S&P 500 (SPX) aumentou 0,56%, para 3.970,99 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) avançou 0,31%, para 11.823,96 pontos.
Nove dos 11 principais setores do S&P 500 subiram. Aqueles vistos como mais defensivos, como o de serviços públicos e o imobiliário, marcaram os maiores ganhos percentuais. Os setores de consumo discricionário e financeiro caíram.
(Atualizada às 20:18)