Wall Street: S&P 500 e Dow Jones têm melhor o melhor desempenho em mais de um ano
Ainda na tentativa de recuperar as perdas do início da semana, Wall Street encerrou as negociações em forte alta nesta quinta-feira (8), após novos dados econômicos reduzirem as apostas de que os Estados Unidos estão à beira de uma recessão.
Confira o fechamento dos índices de Nova York:
- S&P 500: +2,30%, aos 5.319,31 pontos;
- Dow Jones: +1,76%, aos 39.446,49 pontos;
- Nasdaq: +2,87%, aos 16.660,02 pontos.
Dow Jones subiu mais de 600 pontos em relação ao fechamento da véspera e registrou o melhor desempenho diário desde fevereiro de 2023. Já o S&P 500 teve o melhor dia desde 2022.
- Quer receber em primeira mão as análises dos balanços do 2T24? Clique aqui para receber relatórios de investimentos gratuitos, feitos pelos profissionais da Empiricus Research.
O que devolveu o ânimo a Wall Street?
As tensões de uma eventual recessão nos Estados Unidos reduziram com novos dados do mercado de trabalho, que vieram abaixo do esperado.
O número de pedidos de auxílio-desemprego no país caiu 17 mil na semana encerrada em 3 de agosto, para 233 mil, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho. A expectativa era de 240 mil solicitações no período.
“Os dados mais recentes dos EUA sobre pedidos de auxílio-desemprego indicam que a economia norte-americana ainda está crescendo, reduzindo algumas das preocupações com a demanda por petróleo”, disse o analista do UBS, Giovanni Staunovo, à Reuters.
Vale lembrar que no início da semana, as bolsas de Nova York registraram a maior queda diária desde setembro de 2022 com o temor de recessão nos Estados Unidos, após dados de atividade econômica e do mercado de trabalho — mais especificamente, o payroll — divulgados na semana passada apontarem para uma desaceleração da maior economia do mundo.
Na ocasião, o VIX, índice de aversão ao risco de Wall Street também conhecido como “termômetro do medo”, chegou a disparar 170%, no maior nível desde a pandemia e se aproximou das máximas atingidas durante a crise financeira de 2008.
Além disso, os investidores seguiram repercutindo balanços trimestrais nesta . Em destaque, as ações da farmacêutica Eli Lilly subiram cerca de 10% durante o pregão após registrar lucros melhores do que o esperado e aumentar suas projeções (guidance) para o ano inteiro devido à forte demanda pelos medicamentos para tratamento para diabetes Mounjaro e para obesidade Zepbound — concorrentes das “canetas emagrecedoras” Ozempic.
As ações de tecnologia também recuperaram as perdas. Nvidia saltou mais de 6% durante a sessão.
*Com informações de CNBC e Reuters