Wall Street encerra em queda com turbulência em Washington e safra de balanços à vista
Os principais índices de Wall Street fecharam em queda nesta segunda-feira, com investidores realizando lucros após os patamares de máxima recorde da semana passada, enquanto esperavam o início da safra de balanços e observavam os eventos em Washington com apreensão.
As ações dos Estados Unidos subiram na semana passada, com investidores apostando que a vitória dos democratas no segundo turno das eleições na Geórgia traria uma probabilidade maior de um pacote de estímulo fiscal mais robusto para impulsionar a economia devastada pela pandemia.
Mas alguns investidores temem que o estímulo possa ser adiado conforme os democratas da Câmara apresentaram uma resolução para o impeachment do presidente dos EUA Donald Trump, acusando-o de incitar a insurreição após um violento ataque ao Capitólio por seus partidários.
“Quando os mercados estão olhando para algo tão crítico como a governança dos Estados Unidos, até mesmo um pouco de incerteza pode ter um impacto significativo”, disse Brad McMillan, diretor de investimentos da Commonwealth Financial Network em Waltham, Massachusetts. “Isso afeta a capacidade das partes de trabalharem juntas para aprovar políticas como estímulos.”
McMillan disse que os investidores também estão preocupados com mais ataques.
O FBI (Departamento Federal de Investigação) alertou sobre possíveis protestos armados sendo planejados em Washington e em todas as 50 capitais dos Estados Unidos na reta final para a posse do presidente eleito, Joe Biden, em 20 de janeiro, disse uma fonte federal de segurança pública nesta segunda-feira.
“De forma geral, Washington não faz muita diferença, mas como as políticas estão influenciando muito no que se espera da economia, esse é um momento único”, disse McMillan.
O Dow Jones (DJI) caiu 0,29%, aos 31.008,69 pontos, o S&P 500 (SPX) perdeu 0,66%, aos 3.799,61 pontos, e o Nasdaq (US100) teve queda de 1,25%, aos 13.036,43 pontos.