Mercados

Wall Street afunda por alta de rendimentos de títulos dos EUA e receio com inflação

28 set 2021, 17:37 - atualizado em 28 set 2021, 18:24
Wall Street
O S&P 500 sofreu a maior queda diária desde maio (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

As ações em Wall Street terminaram em forte queda nesta terça-feira, em um amplo movimento de vendas ditado por alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, intensificação de receios com a persistente inflação e litigiosas negociações em Washington acerca do teto da dívida.

Todos os três principais índices de ações dos EUA caíram quase 2% ou mais, com papéis ligados ao setor de tecnologia, sensíveis à taxa de juros, exercendo a maior pressão negativa sobre o mercado geral, conforme investidores perderam o apetite por risco.

O S&P 500 sofreu a maior queda diária desde maio, e o índice Nasdaq, a maior desde março. Ambos os índices estão a caminho de registrar as maiores quedas mensais desde setembro de 2020.

“O quadro geral é o aumento repentino dos rendimentos na semana passada, que levou a uma mentalidade de ‘vender primeiro, perguntar depois'”, disse Ryan Detrick, estrategista de mercado sênior da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte.

“(Mas) existem vários fatores que pesam sobre o sentimento hoje”, acrescentou Detrick. “O vaivém em Washington com o teto da dívida e com o projeto de despesas, e impostos potencialmente mais altos têm pesado sobre a psique geral do investidor e levaram a uma venda de bom tamanho.”

A fraqueza permeou a maioria das classes de ativos, incluindo ouro, sugerindo uma aversão a risco generalizada.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA seguiam em alta, e a taxa de dez anos bateu uma máxima desde junho, à medida que as expectativas de inflação aumentaram e cresceram temores de que o Federal Reserve (banco central norte-americano) possa encurtar seu cronograma de aperto da política monetária.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse esperar que a inflação termine 2021 perto de 4% e advertiu parlamentares de que o fracasso em evitar uma paralisação do governo à medida que o país se aproxima do esgotamento de sua capacidade de endividamento pode causar “sérios danos” à economia.

Os republicanos do Senado parecem dispostos a derrubar os esforços dos democratas para estender a autorização para o governo se endividar e evitar um possível default de crédito dos EUA.

O Dow Jones (DJI) caiu 1,63%, para 34.299,99 pontos; o S&P 500 (SPX) teve queda de 2,04%, a 4.352,63 pontos, e o Nasdaq (US100) recuou 2,83%, para 14.546,68 pontos.