Wall Street

Dados de inflação alimentam temores sobre Fed e pressionam Wall Street

24 fev 2023, 11:55 - atualizado em 24 fev 2023, 13:01
Wall Street
O Dow Jones caía 0,47% na abertura, para 32.999,19 pontos (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Os principais índices de Wall Street recuavam nesta sexta-feira, após uma aumento nos gastos do consumidor e na inflação dos Estados Unidos em janeiro corroborar temores de que o Federal Reserve manterá sua postura agressiva na política monetária por mais tempo.

O índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), o indicador de inflação preferido do Fed, subiu 0,6% no mês passado, após alta de 0,2% em dezembro. Nos 12 meses até janeiro, o índice PCE acelerou 5,4%, após alta de 5,3% em dezembro.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 1,8% no mês passado, informou o Departamento de Comércio. Economistas consultados pela Reuters previam crescimento de 1,3%.

Os três principais índices dos EUA estão a caminho de perdas semanais, apesar de uma recuperação modesta na quinta-feira, com o índice Dow Jones em direção da quarta semana consecutiva de perdas.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Após um janeiro forte, os mercados de ações recuaram neste mês, com uma série de dados econômicos alimentando as preocupações de que o banco central norte-americano possa ter que manter os juros mais altos por mais tempo em meio a sinais de inflação persistente e um mercado de trabalho resiliente.

Operadores de futuros vinculados à taxa de juros do Fed aumentaram as apostas de que a autoridade monetária elevará os juros pelo menos mais três vezes este ano, com a taxa terminal observada na faixa de 5,25% a 5,5% em junho.

Às 12:53 (de Brasília), o índice S&P 500 (SPX) perdia 1,70%, a 3.944,10 pontos, enquanto o Dow Jones Industrial Average (DJI) caía 1,49%, a 32.661,45 pontos.

O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) recuava 2,17%, a 11.339,12 pontos.

(Atualizada às 13:00)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar