Wall Street cai com temor de lucros corporativos menores no 3º tri
As ações dos Estados Unidos caíam nesta terça-feira, na reta final antes da divulgação dos resultados corporativos do terceiro trimestre, à medida que as expectativas de lucro caem em meio ao aumento dos juros e à inflação alta, enquanto os ganhos da farmacêutica Amgen limitavam as perdas do Dow.
Analistas agora esperam que o lucro das empresas listadas no S&P 500 tenha subido 4,1% no terceiro trimestre em relação a um ano antes, em comparação com aumento de 11,1% esperado no início de julho, segundo dados da Refinitiv.
Os grandes bancos norte-americanos divulgarão seus resultados trimestrais na sexta-feira, que podem oferecer uma visão sobre a saúde da economia dos EUA.
Com dados recentes sobre o mercado de trabalho e inflação sugerindo mais altas de juros pelo Federal Reserve, os principais índices de Wall Street tiveram uma série de perdas nas últimas sessões por temores de que a economia entre em recessão.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou sua previsão de crescimento global para 2023 e vê o crescimento dos EUA este ano em apenas 1,6%, um rebaixamento de 0,7 ponto percentual em relação ao prognóstico de julho, refletindo uma inesperada contração do PIB no segundo trimestre.
Um relatório de preços ao consumidor de quinta-feira oferecerá mais pistas sobre a inflação norte-americana, com foco também na ata da reunião de setembro do Fed, com divulgação agendada para quarta-feira.
Dos 11 principais índices setoriais do S&P 500, todos caíam, exceto os itens básicos de consumo.
Ajudando a conter as perdas no Dow, as ações da Amgen Inc subiam 4,9% depois que uma reportagem informou que o Morgan Stanley elevou as ações da farmacêutica para “overweight”, de “equal weight”.
Às 11:34 (de Brasília), o índice S&P 500 (SPX) perdia 0,69%, a 3.587,64 pontos, enquanto o Dow Jones (DJI) caía 0,06%, a 29.184,46 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) recuava 1,23%, a 10.412,39 pontos.