Wall Street cai após dados de inflação e auxílio-desemprego alimentarem nervosismo com juros
Os principais índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta quinta-feira, após dados de inflação mais fortes do que o esperado e uma queda nos pedidos semanais de auxílio-desemprego alimentarem temores de que o Federal Reserve continuará elevando a taxa de juros para domar os preços altos.
Um relatório do Departamento do Trabalho mostrou que os preços ao produtor subiram 0,7% em janeiro, mais do que a estimativa de um aumento de 0,4%, destacando as pressões persistentes dos preços apesar da política monetária mais rígida.
Outro relatório mostrou que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na semana passada, oferecendo mais evidências da resiliência da economia.
Os índices de ações têm alta este ano devido a balanços positivos e expectativas de que o banco central dos EUA mudaria para aumentos menores nos juros.
No entanto, sinais de uma economia resiliente e aceleração nos preços ao consumidor em janeiro levantaram recentemente preocupações entre os operadores de que o Fed pode não fazer uma pausa em suas altas tão cedo, com as expectativas de cortes de juros ainda este ano recuando ainda mais.
Às 13:35 (de Brasília), o índice Dow Jones Industrial Average (DJI) caía 0,68%, a 33.897,40 pontos, enquanto o S&P 500 (SPX) perdia 0,61%, a 4.122,17 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) recuava 0,54%, a 12.004,96 pontos.
(Atualizada às 14:07)