Mercados

Nasdaq cai com controles de exportação dos EUA sobre a China pesando sobre chips

10 out 2022, 11:02 - atualizado em 10 out 2022, 12:39
Placa sinaliza Wall Street, em Nova York
Às 12:32 (de Brasília), o S&P tinha queda de 0,72% (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

O Nasdaq bateu no menor patamar em dois anos nesta segunda-feira, com os fabricantes de chips sofrendo o peso dos esforços dos Estados Unidos para atrapalhar a indústria de semicondutores da China, enquanto investidores operavam no modo cautela antes do início da temporada de divulgação de lucros corporativos.

O índice Philadelphia SE Semiconductor caía 2,7% depois que o governo Biden publicou um amplo conjunto de controles de exportação na sexta-feira, incluindo uma medida para barrar a China de certos chips semicondutores fabricados em qualquer lugar do mundo com equipamentos dos EUA.

Alguns dos maiores componentes do índice, incluindo Nvidia Corp , Qualcomm Inc , Micron Technology Inc e Microdispositivos Avançados, caíam entre 1,3% e 3,3% na abertura.

Os principais bancos dos EUA devem iniciar a temporada de divulgação de resultados do terceiro trimestre na sexta-feira, em meio à ansiedade com o impacto de pressões inflacionárias, aumento das taxas de juros e incertezas geopolíticas sobre seus lucros.

Estima-se que os lucros das empresas do S&P 500 aumentaram 4,1% nos últimos três meses, abaixo do aumento de 11,1% esperado no início de julho, com mais analistas precificando uma desaceleração no próximo ano, segundo dados da Refinitiv.

Wall Street caiu acentuadamente na sexta-feira, após um sólido relatório de empregos de setembro que aumentou a probabilidade de o Federal Reserve manter sua agressiva campanha de aumento dos juros e provavelmente empurrar a economia dos EUA para uma recessão.

O presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, juntou-se nesta segunda-feira ao coro de outras autoridades do banco central norte-americano que apoiam a tentativa do Fed de reduzir a inflação sem um aumento acentuado do desemprego, mesmo que continue aumentando a taxa de juros.

Às 12:32 (de Brasília), o S&P 500 (SPX) tinha queda de 0,72%, enquanto o Dow Jones (DJI) caía 0,30%, a 29.209,75 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) recuava 1,16%, a 10.528,60 pontos.

(Atualizada às 12:39)

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar