Últimas Notícias Eleições 2018 Comprar ou vender?
Cotações por TradingView

Vox Populi: Veja questionário da pesquisa eleitoral que alçou Haddad para 1º

Victor Fermino - 14/09/2018 - 13:54
(Divulgação/Facebook)

A pesquisa divulgada pelo Vox Populi ontem (13) e encomendada pela CUT teve certa repercussão ao colocar Haddad como líder da disputa presidencial, com 22% dos votos. E mesmo na primeira colocação, o candidato “apoiado por Lula” foi escolhido por eleitores de uma forma quase platônica: apenas 42% dos eleitores informaram saber de quem se trata.

Para entender a metodologia que produziu dados que diferem tanto de outras pesquisas, o Money Times algumas das curiosidades encontradas no questionário que produziu tais resultados. A pesquisa na íntegra pode ser consultada diretamente no site do TSE, através do número BR-01669/2018.

1. Questionário sobre a prisão de Lula

O questionário registrado no TSE dedica várias fatias a questões relacionadas ao ex-presidente. Há, inclusive, uma seção intitulada “Vamos falar agora um pouco mais sobre o ex-presidente Lula…”, na qual as seguintes perguntas são feitas:

– Lula prometeu que se eleito, faria um referendo revogatório, ou seja, convocará a população para saber se as
reformas feitas pelo governo Temer, como a reforma trabalhista e a venda de alguns campos do pré-sal para
empresas estrangeiras, devem ser mantidas ou revogadas pelo Congresso. Você sabia dessas promessas de Lula
ou não?

– Caso Fernando Haddad seja o candidato a presidente apoiado por Lula, na sua opinião, ele cumprirá essa
promessa de Lula de fazer um referendo ou não cumprirá?

– Há duas semanas o comitê dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) recomendou
ao Brasil que não impeça Lula de participar do processo eleitoral enquanto ainda couber recursos da defesa nos
tribunais superiores. Você sabia disso ou só ficou sabendo agora?

– Na sua opinião, Lula está sendo tratado por Moro e outros juízes de maneira mais dura da que usam com
políticos como Temer e Aécio Neves, ou com o mesmo rigor?

Todas essas perguntas são feitas na mesma seção do questionário, e são de resposta direta. Em uma outra seção, o questionário coloca a seguinte pergunta, informando também que o entrevistador deve repetir a pergunta se necessário:

– Algumas pessoas acham que o PT só teria chances de ganhar a eleição para presidente se Lula fosse o
candidato do partido; outras acham que o PT tem chances de ganhar a eleição com outro candidato. Com qual das
duas opiniões você concorda mais: com a primeira ou com a segunda?

2. Fernando Haddad, apoiado por Lula

O candidato do PT, Fernando Haddad, é o único que é apresentado aos eleitores com uma alcunha. Em entrevista à Carta Capital, o diretor do Vox Populi e colunista da Carta Capital, Marcos Coimbra, disse que isso não se trata de uma indução, mas de um jeito de fornecer o máximo de informação ao leitor.

As questões que elencam Haddad como candidato real, “apoiado por Lula”, são precedidas por questões que envolvem governos anteriores ou a informação de que o ex-presidente de fato está apoiando o candidato.

3. Facada em Bolsonaro

O questionário dedica também uma seção ao episódio da facada contra Jair Bolsonaro, do PSL. O questionário dá ao entrevistado a seguinte dicotomia: ele acredita que o ataque foi “um atentado organizado e planejado” ou “um ato de uma pessoa desequilibrada, com problemas mentais”?

4. Questionário sobre governo do estado de São Paulo

A pesquisa inclui também um questionário com foco nas eleições para o cargo de governador de São Paulo. De acordo com a revista eletrônica Conjur, a divulgação dos resultados da pesquisa foi proibida pelo TSE, mas o questionário em si continua acessível.

O questionário proposto pelo Vox Populi coloca descrições curtas ao lado dos nomes dos candidatos quando questiona Vou mostrar uma lista com 4 nomes com algumas informações sobre cada candidato… Se a eleição para de São Paulo fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?.

As opções são as seguintes:

João Dória é empresário, foi presidente da Embratur no governo Sarney, ex-prefeito de São Paulo e tem o apoio do ex-governador Geraldo Alckmin

Luiz Marinho, metalúrgico, foi ministro do Trabalho e da Previdência, prefeito de São Bernardo do Campo e tem o apoio do presidente Lula — não foi erro de digitação nosso; a descrição se refere a Lula como presidente, não ex-presidente

Márcio França é o atual governador, foi deputado e prefeito de São Vicente e tem o apoio de Alckmin

Paulo Skaf, empresário, presidente da FIESP e do Sesi e tem o apoio do presidente Michel Temer

5. PT e Bolsa-Família

Nas últimas páginas do questionário, as perguntas tomam um sentido mais geral, com menos foco em questionar intenção de voto a nomes específicos. A 76ª pergunta é Qual das seguintes frases descreve melhor o seu sentimento em relação ao PT, sendo que as respostas possíveis são graus de sentimento (o entrevistado pode odiar o partido, não gostar, ser indiferente, gostar ou ser um petista). Antes dessa, o entrevistado informa por quais partidos ele nutre simpatia e quais ele rejeita.

Depois dessa pergunta, há duas que se referem à aprovação da lei de terceirização, citando que ela é uma das que foram aprovadas durante a Reforma Trabalhista. A pergunta deixa claro que quem sancionou a Reforma foi Michel Temer.

A seção final, que conclui o questionário, é introduzida com a seguinte pergunta: Você ou alguém que mora aqui na sua casa recebe Bolsa Família?

Veja o questionário na íntegra abaixo:

 
Últimas Notícias