Volvo vai lançar recurso de direção autônoma nos EUA com sensor da Luminar
A Volvo Cars e a fabricante de sensores de direção autônoma Luminar disseram nesta quarta-feira que um sistema de direção chamado “Ride Pilot” será lançado pela primeira vez na Califórnia, embora não tenham dado detalhes.
A Volvo está planejando implantar a tecnologia, que permitirá que o carro assuma totalmente as tarefas de direção em algumas situações limitadas, em um próximo utilitário esportivo totalmente elétrico que planeja anunciar ainda este ano.
A Volvo planeja oferecer o recurso de direção autônoma como uma atualização de assinatura para os clientes depois que os veículos já estiverem em uso.
A empresa não definiu uma data para quando o Ride Pilot estará disponível.
A empresa disse que o Ride Pilot não será ativado para os clientes até que seja submetido a um “protocolo de verificação e teste rigoroso” que inclua “validação da tecnologia como segura para uso em rodovias em várias condições”.
As empresas querem começar a testar o Ride Pilot ainda este ano na Califórnia, após aprovações regulatórias.
A Luminar fornecerá o que é conhecido como sensor lidar, uma parte fundamental do sistema que ajuda o carro a obter um mapa tridimensional do caminho que está trilhando.
O veículo também contará com uma série de cinco sensores de radar, oito câmeras e 16 sensores ultrassônicos ligados ao sistema de software da empresa sueca Zensact.