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Volume vendido de cerveja no Brasil recua 5,4% no trimestre, informa Ambev

26 out 2017, 11:45 - atualizado em 05 nov 2017, 13:52

A Ambev reportou queda de 5,4% no volume de cerveja vendido no Brasil no terceiro trimestre de 2017. O recuo foi maior do que a média da indústria, segundo informou a companhia com base em dados da Nielsen. No período, a indústria de cerveja como um todo recuou 1%.

Com a queda, o volume total comercializado de cerveja pela Ambev no Brasil durante o terceiro trimestre de 2017 chegou a 18,485 milhões de hectolitros ante 19,538 milhões de igual período de 2016.

A Ambev destacou que a queda nos volumes foi compensada por crescimento de receitas. A companhia implementou aumentos de preço neste terceiro trimestre enquanto, no ano passado, os reajustes ocorreram apenas no último trimestre do ano.

Com os maiores preços, a receita líquida da Ambev no negócio de cerveja aumentou 9,6% no terceiro trimestre de 2017 em comparação com igual período do ano anterior. A receita chegou a R$ 5,188 bilhões entre julho e setembro deste ano. No indicador de receita líquida por hectolitro (ROL/hl), a alta foi de 15,8%, para R$ 280,6.

O Custo do Produto Vendido (CPV) de cerveja no Brasil caiu 2,5%, para R$ 1,913 bilhão enquanto o CPV por hectolitro cresceu 3,1%, chegando a R$ 103,5.

Refrigerantes

Já no mercado de refrigerantes no Brasil, os volumes da Ambev cresceram 0,5% na comparação anual, chegando a 6,181 milhões de hectolitros. A companhia afirmou que seu desempenho superou a média da indústria. Citando novamente dados da Nielsen, a Ambev afirmou que a indústria de refrigerantes registrou queda de aproximadamente 5,5%.

A receita líquida da companhia no mercado de refrigerantes brasileiros aumentou 10,2%, chegando a R$ 845,1 milhões no terceiro trimestre de 2017. A receita por hectolitro subiu 9,6%, para R$ 136,7.

A Ambev informou que, apesar das pressões temporárias no segmento de refrigerantes e bebidas não alcoólicas durante este trimestre, continuará a evoluir sua estratégia comercial para retomar o crescimento.

Com estes resultados nos mercados de cerveja e não alcoólicos, o volume total de bebidas comercializadas pela Ambev no Brasil caiu 4% na comparação com o terceiro trimestre de 2016, chegando a 24,667 milhões de hectolitros. A receita no País aumentou 9,7% e chegou a R$ 6,033 bilhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do negócio no Brasil atingiu R$ 2,377 bilhões no terceiro trimestre, um crescimento de 17,4% ante igual período do ano passado. A margem Ebitda ajustado chegou a 39,4%, alta de 2,6 pontos porcentuais.

Receita líquida saudável

A Ambev usou um tom mais otimista para descrever suas perspectivas para o restante do ano de 2017. Em sua divulgação de resultados do terceiro trimestre, a companhia afirmou que o mercado brasileiro “está de volta à sua trajetória” e acrescentou que espera se beneficiar de “receita líquida saudável” e crescimento de Ebitda no País.

Nos últimos trimestres, a companhia havia considerado que a indústria de cerveja vinha encontrando dificuldades, mas agora a empresa menciona que está “cautelosamente otimista com a perspectiva da indústria de cerveja”.

A Ambev descreve no texto que acompanha a divulgação de resultados que a melhor expectativa se deve à redução do desemprego e aumento da renda disponível.

A companhia reiterou seu único guidance para o ano, de que o Custo do Produto Vendido (CPV) por hectolitro no Brasil, excluindo depreciação e amortização, deve se manter estável ou crescer um dígito baixo no segundo semestre de 2017.