Bitcoin (BTC)

Volume de Bitcoins negociado na Argentina explode às vésperas da eleição

28 out 2019, 9:00 - atualizado em 28 out 2019, 0:47
Por conta da instabilidade política e cambial o volume de Bitcoins negociados na Argentina no dia 26 foi estratósférico (Imagem: REUTERS/Joaquin Salguero)

O volume de Bitcoins negociados na Argentina via Localbitcoins no dia 26 foi da ordem 14.151.046 BTC, enquanto no Brasil no mesmo período foram negociados 1.103.571 BTC de acordo com dados compilados pela Coin.Dance.

A crise cambial argentina e as instabilidades políticas têm levado esse aumento do interesse dos argentinos pelo Bitcoin afim de criarem uma reserva de valor e um colchão cambial caso o governo decida impedir remessas de dólares para o exterior.

Em 12 de agosto, um dia após o STEP: a vitória esmagadora do candidato de Kirchner, Alberto Fernández, gerou uma reação muito negativa nos mercados e a taxa de câmbio imediata levou o dólar a um salto de 30% (de US$ 46 a US$ 60), o risco-país dobrou, o mercado de ações de Buenos Aires caiu quase 40% e as ações argentinas, 65%. De acordo com o site El Economista.

14.151.046 BTC negociados na Argentina dia 26/10 (Imagem: Coin.Dance)

 

1.103.571 BTC negociados no Brasil em 26/10 (Imagem: Coin.Dance)

Os mercados de câmbio estavam mais ou menos calmos na sexta-feira de acordo com a Bloomberg, com o dólar a 0,2% frente ao iene e ao peso chileno, com queda de 0,2% em relação à libra e ao peso mexicano e com queda de 1,2 % no Brasil, mas na Argentina todos os índices apontaram para uma fuga de capitais, a ponto do principal candidato a vencer a eleição de domingo, Alberto Fernández, ter que mudar seu discurso, já evidenciando que o movimento não era contra Macri, mas fugindo do que pode ser o começo de sua própria presidência.

O Banco Central da Argentina continuou a vender dólares para defender o combalido peso argentino nesta sexta-feira, à medida em que aumentavam as preocupações com a diminuição das reservas da autoridade monetária às vésperas da eleição presidencial de domingo, temida pelos mercados financeiros. A autoridade monetária vendeu 220 milhões de dólares em intervenções nesta sexta-feira, disseram operadores.

O BC local já vendeu 21 bilhões de dólares de suas reservas desde as eleições primárias, em agosto, quando Macri foi atingido pelo peronista Alberto Fernandez. Leia mais aqui.

Em 10/08 foram negociados 12.680.439 BTC resultado da insegurança que assombrou o país com o resultados das primárias em agosto.

O ativista venezuelano, Eduardo, conhecido como Codiox e head da empresa Purse.io conclamou os argentinos a continuarem a negociar Bitcoin para se protegerem das incertezas políticas.

 

O Bitcoin está sendo negociado no momento dessa redação em 798.512,69 ARS de acordo com a ArgenBTC.

Alberto Fernandez ganhou a eleição por 47.88% dos votos válidos encerrando o governo liberal de Maurício Macri.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar