Voltou para ficar? Aceno de Opep+ faz Brent retornar os US$100/barril
O petróleo marca alta no fim do pregão desta sexta-feira (26). A exemplo dos outros dias da semana, as negociações do dia são influenciadas pela possível intervenção da Arábia Saudita na oferta global.
Por volta das 16h45, a referências de preço WTI (americana) ganhava 0,59%, enquanto o Brent (global) subia 1,35%. A tendência do dia coroa uma semana com ganhos acima de 4% para os mercados da commodity. O Brent voltou a ser US$ 100 por barril, patamar deixado no início do mês.
A disputa Arábia Saudita – Irã no mercado de petróleo
A semana nos mercados de petróleo ficou marcada pelas falas feitas no início da semana do ministro de Energia da Arábia Saudita. Segundo ele, considera-se a possibilidade da Opep+ reduzir a produção de petróleo para controlar a volatilidade de preços que os mercados globais têm experimentado nas últimas semanas.
A influência da Arábia Saudita pode fazer outros produtores da Opep+ adotarem a mesma posição na próxima reunião do cartel em setembro.
O prospecto de corte de produção vinda do país árabe contrapõe, e por ora supera, às expectativas de que Irã e Estados Unidos possam chegar a um novo acordo nuclear muito em breve. O acordo destravaria uma oferta adicional de 1 milhão de barris diários no mercado.
Irã e Arábia Saudita mostram que são rivais até mesmo quando se trata de quem tem mais influência sobre o petróleo.
Petroleiras operam majoritariamente em alta
As ações das empresas petrolíferas internacionais ficam mistas no final da tarde, ponderando maior magnitude do aperto monetário e aumento dos preços da commodity.
Após o fechamento do mercado em Londres, a BP (BP) cai 0,36%, enquanto a Shell (SHEL) subiu 0,58%. Em Nova York, ExxonMobil (XOM)e Chevron (CVX) perdem, respectivamente, 1,10% e 0,59%.
Já a Petrobras (PETR4) avança 1,05%, apesar de pregão negativo do Ibovespa.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil