Voltou atrás: Twitter reativa selo azul de contas de celebridades
Após a repercussão da retirada dos selos azuis distribuídos gratuitamente a pessoas notáveis, o Twitter voltou atrás e restabeleceu a marca de verificação a algumas contas.
Perfis gratuitos de celebridades e veículos de comunicação com mais de 1 milhão de seguidores receberam de volta o famoso selo azul da rede social. Contas de Bill Gates e Beyoncé, por exemplo, voltaram a ser classificadas como “verificadas” depois que a marca foi retirada devido a mudanças anunciadas nos últimos meses.
You might see me using the “bathtub metaphor” next time I’m describing carbon dioxide removal. This is a great explainer. https://t.co/cyib47tFsF
— Bill Gates (@BillGates) April 23, 2023
RENAISSANCE… pic.twitter.com/b8HYlHD2yU
— BEYONCÉ (@Beyonce) July 29, 2022
A conta da BBC News, um dos maiores veículos de comunicação do mundo, recebeu novamente o selo azul, embora não tenha pagado pelo serviço de assinatura “Twitter Blue“.
Twitter restores blue tick to high profile accounts https://t.co/Jqylfe2zNw
— BBC News (World) (@BBCWorld) April 23, 2023
Do bilionário Elon Musk, o Twitter passou a adotar uma nova medida de distribuição dos selos. Cobrado por US$ 8 ao mês, o selo azul faz parte do plano de assinatura do Twitter Blue.
O Twitter também lançou um plano de assinatura anual do serviço, que, segundo a empresa, representa um desconto em relação aos valores cobrados na modalidade mensal.
Com a limitação do selo azul a contas gratuitas, a rede social passou a oferecer marcas de seleção em outras cores: ouro para empresas e cinza a governos e organizações e autoridades multilaterais. Por exemplo, o perfil do twitter do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a ter o selo cinza.
União e reconstrução do Brasil: acompanhe o trabalho do governo federal!
? Ative as notificações @LulaOficial e nos acompanhe por aqui
? Siga também @govbr e @planalto
?? Acompanhe os ministros e ministras do Brasil https://t.co/GujNSPWqtf #EquipeLula?: @ricardostuckert pic.twitter.com/k6iO9ifFDW
— Lula (@LulaOficial) January 26, 2023
Outras contas, como a do astro do basquete LeBron James e do escritor Stephen King, tiveram seus selos azuis mantidos, embora não sejam assinantes do Twitter Blue. Musk acabou admitindo que pagou por algumas contas na rede social.