Volta da confiança do consumidor pode ajudar em aprovação de Temer
A alta correlação dos últimos anos entre a confiança do consumidor e os níveis de aprovação do governo federal indica que o apoio ao presidente Michel Temer pode melhorar nos próximos meses, avalia o BTG Pactual em um relatório desta segunda-feira (6).
A equipe de estratégia do banco de investimentos ressalta que a confiança do consumidor medida pela FGV subiu 2,5 pontos em fevereiro na passagem mensal depois de ter crescido 6,2 pontos em janeiro. É o nível mais elevado desde dezembro de 2014.
“À medida que as taxas de juros baixam e a economia se recupera, a confiança do consumidor deve continuar a apresentar uma tendência de alta”, argumentam os analistas.
Eleições de 2018
A possível melhora nos índices de aprovação de Temer, hoje baixíssimos em 10% para bom ou muito bom e 44% para ruim ou péssimo (CNT/MDA), pode dar um alívio para o mercado. Os investidores já se preocupam com o avanço de candidatos que não têm o comprometimento com as reformas econômicas.
“Os participantes do mercado estão ficando preocupados que os baixos índices de aprovação do presidente Temer impeçam que um candidato de centro-direita associado a uma agenda de reformas possa apresentar um bom desempenho nas eleições presidenciais de 2018”, afirmam.