Volkswagen: Problemas provocados pela pandemia da Covid voltam a assustar fábricas no Brasil
A Volkswagen (VW) anunciou, em caráter temporário, a paralisação da produção nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP), três dos quatro polos fabricantes da empresa alemã no país.
Os funcionários dessas plantas entrarão em férias coletivas por dez dias, estendendo o período da emenda de Carnaval até o início do mês de março.
O motivo da decisão é um só: peças essenciais para a produção de veículos não estão conseguindo chegar no tempo hábil para as linhas, mostrando que a crise de semicondutores (centrais para o desenvolvimento da parte elétrica dos veículos) que se criou a partir da pandemia de covid-19 não chegou ao fim.
Em 2021, a Volkswagen realizou o corte de 800 funcionários da fábrica de Taubaté (SP), justamente pela falta de peças. A unidade do Vale do Paraíba é a única que não anunciou férias coletivas de funcionários, por conta da interrupção da produção.
Montadoras deixam de produzir 250 mil veículos por ano por falta de semicondutores
Em um levantamento feito recentemente pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), estima-se que, anualmente, 250 mil veículos não são produzidos por falta de componentes eletrônicos.
A escassez de semicondutores (chips) no mundo se tornou o maior gargalo de produção do setor nos últimos dois anos, provocando constantes paradas de produção.
Comentando a produção de janeiro, o presidente da associação Márcio de Lima Leita disse: “Percebemos uma maior suavidade na crise dos semicondutores, mas o ano teria sido melhor se a falta de peças não tivesse sido tão pesada”.
Mesmo que aos trancos e barrancos, a Anfavea avalia que a regularidade no fornecimento de peças pode melhorar nos próximos meses, em meio à desaceleração das economias desenvolvidas, freando a demanda por componentes.