Volkswagen planeja aporte bilionário em negócio de software na China, diz Reuters
A Volkswagen está planejando um investimento significativo em uma joint venture na China para produção de software, disseram fontes com conhecimento do assunto nesta quinta-feira.
Um anúncio oficial é esperado para a próxima semana, disse uma pessoa a par das negociações. O investimento seria superior a 1 bilhão de euros, afirmaram duas fontes.
A Volkswagen não comentou.
A montadora aguarda os resultados das eleições deste domingo no Estado alemão da Baixa Saxônia –segundo maior acionista da Volkswagen– antes de oficializar o anúncio, disseram as fontes.
A Volkswagen, que faz cerca de 40% das vendas e metade de seus lucros na China, já realiza pesquisa e desenvolvimento de tecnologia veicular no país asiático, visto como um mercado mais avançado em inovação digital do que a Europa ou os EUA.
A Volkswagen opera várias joint ventures na China, tendo 75% de participação em empreendimento com a JAC, 50% em companhia com a SAIC e 40% em empresa com a FAW.
Na Alemanha, a Cariad, subsidiária de software da Volkswagen, tem uma parceria com a fornecedora de automóveis Bosch para desenvolver software para direção automatizada.