Volkswagen faz planos para listagem da Lamborghini, dizem fontes
A Volkswagen está traçando planos para a Lamborghini e sondou bancos e potenciais investidores sobre a listagem da fabricante italiana de carros esportivos na bolsa, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto.
Eles disseram que a montadora alemã está procurando fazer da Lamborghini uma unidade mais independente dentro de suas marcas de automóveis e está discutindo acordos de fornecimento de longo prazo, etapas que facilitariam fazer uma oferta inicial (IPO).
“Este é um primeiro passo que dá à VW a opção de listar a unidade mais adiante”, disse uma das fontes familiarizadas com as discussões à Reuters.
A fonte disse que não houve uma decisão formal de vender a Lamborghini e que o cronograma de qualquer negócio é incerto.
Uma segunda fonte a par das conversas sobre a Lamborghini, que atualmente faz parte da Audi, disse que a Volkswagen manteria o controle da marca de supercarros se fosse listada.
A Volkswagen não quis comentar.
A Reuters publicou na terça-feira que a Volkswagen está revisando o futuro de suas marcas Lamborghini, Bugatti e Ducati como parte de uma busca mais ampla por mais economias de escala, à medida que muda para carros elétricos de produção em massa.
Dois executivos da empresa disseram à Reuters que a análise pode levar a parcerias de tecnologia para as marcas de carros esportivos e superbike, reestruturação ou outras opções, incluindo uma listagem ou venda.
O valor da fabricante italiano de supercarros Ferrari mais do que triplicou desde que a Fiat Chrysler a listou em 2016, embora as ações da rival Aston Martin tenham caído desde seu IPO em 2018.
O presidente-executivo da Lamborghini, Stefano Domenicali, anunciou esta semana sua saída da fabricante de carros esportivos para assumir como presidente da Fórmula 1.