Volkswagen estuda opções para unidade Lamborghini, afirmam fontes

O plano da Volkswagen de avaliar opções para sua divisão de supercarros Lamborghini marca mais um passo na campanha do CEO Herbert Diess para transformar a maior montadora do mundo e mais do que dobrar seu valor de mercado.
A montadora alemã está avaliando uma possível venda ou listagem da marca italiana, segundo pessoas a par do assunto, já que Diess canaliza recursos para a Porsche e Audi, principais unidades da Volks. Nenhuma decisão foi tomada e um plano anterior de transferir a Lamborghini do guarda-chuva da Audi para o da Porsche continua sendo uma opção, disseram as pessoas.
Uma mudança estrutural é sempre um desafio na Volkswagen devido às múltiplas bases de poder que desempenham um papel nas principais decisões. Diess vem apoiando ideias para reformular a Volkswagen como parte de uma ampla reformulação de estratégia antes da esperada transformação do setor. Seu objetivo é atingir valor de mercado de 200 bilhões de euros (US$ 220 bilhões), disseram as pessoas.
A empresa iniciou os preparativos para transformar a Lamborghini em uma entidade legal separada, e o processo pode terminar no fim de 2020, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.
A reestruturação da marca de superluxo se ajustaria ao objetivo de Diess de canalizar recursos com mais eficiência e evitar esforços duplicados. A Volks sinalizou no domingo que qualquer decisão provavelmente está distante, ao afirmar que não tem planos para uma venda ou IPO da Lamborghini.