BusinessTimes

Volkswagen está bem posicionada para financiar eletrificação, diz executivo

29 set 2022, 15:06 - atualizado em 29 set 2022, 15:06
Porsche
“O objetivo é reduzir custos e ainda oferecer carros acessíveis para a Volkswagen”, disse Antlitz após a listagem da Porsche (Imagem: Pixabay/MarleneBitze)

A Volkswagen está bem posicionada para financiar sua estratégia de eletrificação de veículos, disse o vice-presidente financeiro do grupo nesta quinta-feira, depois que a Porsche levantou cerca de 9,6 bilhões de euros em um IPO. O grupo ainda vislumbra uma possível listagem de ações de sua unidade de baterias.

A companhia alemã mantém perspectiva de atingir o topo da expectativa de margem operacional deste ano, definida entre 7% e 8,5%, disse Arno Antlitz à Reuters, apesar de preços maiores de energia, gargalos logísticos e inflação de matérias-primas estejam aumentando os custos.

“O objetivo é reduzir custos e ainda oferecer carros acessíveis para a Volkswagen”, disse Antlitz após a listagem da Porsche.

A montadora está considerando formar parcerias nos próximos 1 a 2 anos como um passo para uma possível listagem de sua operação de baterias PowerCo, disse ele.

“Não descartamos um IPO da unidade de baterias, mas a flexibilidade financeira que conquistamos hoje nos permite fortalecer ainda mais nosso trabalho apenas em baterias. Então consideraremos adicionar parceiros estratégicos mais tarde”, disse Antlitz.

O executivo ignorou os rumores de que a listagem da Porsche poderia levar a um IPO da Audi, outra marca premium e grande geradora de caixa para a Volkswagen.

“O próximo projeto são parcerias estratégicas ou um potencial IPO da unidade de baterias – não posso dizer mais por enquanto”, disse ele.

A Volkswagen reservou 20 bilhões de euros para investimentos em seu negócio de células de bateria, com a unidade PowerCo gerenciando produção e pesquisa de baterias, desde mineração até reciclagem e projetos que incluem sistemas de armazenamento de energia.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br