Volkswagen e seminovos de até R$ 25 mil são os carros mais procurados pelos brasileiros
Os carros da Volkswagen foram procurados por 20,4% dos brasileiros no segundo trimestre de 2022, liderando o ranking da pesquisa do Data OLX Autos. O modelo Gol da montadora foi o mais buscado no país durante período.
A montadora alemã é seguida pela Chevrolet e Fiat na lista de interesse dos brasileiros no período, elas são buscadas por 19,1% e 15,8% dos brasileiros, respectivamente.
No mercado, os carros seminovos com idades entre 10 a 13 anos são os mais buscados pelos brasileiros, 21,5% dos consumidores do país procuram por veículos nessa faixa.
Já os automóveis mais novos, de zero a três anos, foram os menos procurados. Apenas 2,4% dos entrevistados na pesquisa responderam nessa faixa, uma redução de 0,3 ponto percentual frente o mesmo período em 2021.
Quando o assunto é preço, por sua vez, a maior parte dos interessados em comprar um carro busca um valor entre R$ 10 e R$ 25 mil.
Cerca de 26% dos internautas procuraram essa faixa no segundo trimestre de 2022, um aumento de 1,5 ponto percentual frente aos primeiros três meses do ano.
Prioridades
Na hora da compra, o preço e a segurança dos carros são os principais critérios de escolha dos brasileiros, conforme outra pesquisa da OLX, que entrevistou 451 consumidores entre março e abril deste ano.
A maioria dos internautas entende como principais fatores motivadores a redução de preço (64%), seguido pela diminuição na taxa de juros (53%), melhores condições de pagamento (50%) e redução de impostos (39%), indicou o estudo.
Anúncios crescem com relação a 2021, mas vendas caem 20%
De acordo com o levantamento, o número de carros anunciados on-line pelos principais portais do mercado automotivo cresceu 20% no segundo trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período de 2021.
Com relação a venda de autos e comerciais leves usados e seminovos, houve queda de 20% em comparação a 2021. Entretanto, quando comparado a 2020, as vendas foram 31% maiores.
A venda de novos teve comportamento parecido, crescendo 12% quando comparado com 2020, mas 15% menor que o ano passado.
Segundo a pesquisa, houve queda de 10% na variação do preço médio (tanto anúncios quanto em vendas) dos dez carros mais vendidos por meio da plataforma OLX no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro trimestre.
Desde 2020, a cada cinco vendas realizadas no mercado de autos, uma delas aconteceu por meio da plataforma OLX, segundo estudo.
Tendências para o setor de autos
Após enfrentar dificuldades no primeiro trimestre do ano, o levantamento aponta que o setor teve um ritmo maior, aumentando a produção. Contudo, as adversidades deixadas pela pandemia ainda não foram 100% superadas.
Danilo Igliori, vice-presidente de Economia da OLX, acredita que o principal desafio das montadoras é driblar a crise logística global.
“A crise logística global se agravou com o conflito entre Rússia e Ucrânia e com as novas ondas de Covid, particularmente na China”, comenta Igliori.
Ainda que o preço dos usados esteja voltando a se estabilizar após uma onda de alta, fatores ainda têm influenciado a tomada de decisão para a compra de um bem de alto custo. O consumidor enfrenta agora o desafio de uma crise econômica, com alta na inflação e no crédito.
O levantamento mostra que as vendas devem seguir no mesmo patamar que 2021, sendo impactadas pelo encarecimento do crédito e a alta da inflação.
*Por: Iasmin Rao Paiva e Janaina de Camargo
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Saiba mais! Inflação perde espaço para o fantasma da recessão: