Volkswagen desafia Tesla com fábricas de células de bateria na Europa
A Volkswagen planeja construir meia dúzia de fábricas de células de bateria na Europa e expandir a infraestrutura para carregar veículos elétricos globalmente, acelerando esforços para superar a Tesla e acelerar a adoção em massa de carros movidos a bateria.
A segunda maior montadora do mundo disse nesta segunda-feira que deseja ter seis fábricas de células de bateria operando na Europa até 2030 e que construirá as instalações sozinha ou com parceiros.
“Nossa transformação será rápida, sem precedentes”, disse o presidente-executivo, Herbert Diess, ao Power Day da Volkswagen, que também contou com os presidentes das petrolíferas BP, Enel e Iberdrola.
A Volkswagen não disse quanto custará o plano. Em dezembro, anunciou 35 bilhões de euros para mobilidade elétrica até 2025. O grupo foi um retardatário na eletrificação, mas agora tem um dos programas mais ambiciosos do setor.
A Volkswagen disse que as fábricas europeias terão uma capacidade de produção conjunta de até 240 gigawatts-hora (GWh) por ano, acrescentando que os primeiros 40 GWh virão da sueca Northvolt, com produção começando em 2023.
Como parte do negócio, a Volkswagen elevará sua participação de 20% na Northvolt e também assumirá a fatia da empresa sueca num empreendimento de célula de bateria na cidade alemã de Salzgitter, que formará a segunda fábrica a partir de 2025.
Isso será seguido por uma fábrica na Espanha, França ou Portugal em 2026 e uma na Polônia, Eslováquia ou República Tcheca até 2027. Mais duas fábricas serão instaladas até 2030.
A Volkswagen também trabalha numa grande expansão da infraestrutura de carregamento dos veículos. A falta dela ainda é vista como uma grande barreira para adoção em massa de carros elétricos.
A Volkswagen quer ter cerca de 18 mil pontos de carregamento rápido na Europa até 2025, o que significa quintuplicar a rede de carregamento rápido atual, disse a Volkswagen, acrescentando que investirá 400 milhões de euros na iniciativa.
Na América do Norte, a Volkswagen quer ter 3,5 mil pontos de carregamento rápido até o fim de 2021, enquanto na China o grupo pretende ter 17 mil até 2025.
Na China, onde a Volkswagen comprou no ano passado 26,5% da fabricante de baterias Guoxuan, a montadora pretende vender mais de 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2030.