Volkswagen deixa de produzir carros na Rússia e suspende envios de veículos
A Volkswagen é a mais nova produtora de veículos a anunciar que vai parar a produção de carros na Rússia por conta da invasão na Ucrânia.
Segundo a Volkswagen, “o grupo recebeu as notícias sobre a guerra na Ucrânia com grande consternação e choque. A Volkswagen continua esperando o fim das hostilidades e um retorno à diplomacia. Estamos convencidos de que uma solução sustentável para o conflito só pode ser encontrada com base no direito internacional”.
“No contexto do ataque russo à Ucrânia e das consequências resultantes, o Conselho de Administração do Grupo Volkswagen AG decidiu interromper a produção de veículos na Rússia até novo aviso. Esta decisão se aplica aos locais de produção russos em Kaluga e Nizhny Novgorod”, disse o comunicado, segundo a CNN, afirmando que “as exportações de veículos para a Rússia serão interrompidas com efeito imediato”, disse a empresa.
Outras empresas que deixaram o território russo foram a Toyota, que, na quarta-feira (2), afirmou que “interromperia a produção em sua fábrica russa a partir de sexta-feira (4)”.
A Daimler Truck também afirmou que vai interromper todas as suas atividades comerciais na Rússia, incluindo uma joint venture com a fabricante de caminhões russa Kamaz.