Volkswagen amplia lucro no 1º trimestre, mas faz alerta sobre Ucrânia e ação cai
A Volkswagen adiantou nesta quinta-feira (14) que o lucro do primeiro trimestre de 2022 será bem maior do que o de igual período do ano passado, mas alertou sobre os contínuos efeitos da guerra na Ucrânia nas taxas de câmbio e nos mercados de commodities. Por volta das 7h50 (de Brasília), a ação ordinária da montadora alemã tinha queda de mais de 2% na Bolsa de Frankfurt.
Em comunicado, a Volkswagen disse que seu lucro operacional antes de itens extraordinários ficou em torno de 8,5 bilhões de euros entre janeiro e março, com margem operacional sobre vendas de cerca de 13,5%, segundo dados preliminares. No mesmo intervalo de 2021, a Volkswagen registrou lucro operacional de 4,8 bilhões de euros. O fluxo de caixa líquido da divisão automotiva ficou em aproximadamente 1,5 bilhão de euros no primeiro trimestre.
A empresa ressaltou, porém, que ainda não é possível prever os efeitos da guerra russo-ucraniana com “certeza suficiente”. “Há, desta forma, ainda um risco de que mais desdobramentos da guerra na Ucrânia tenham um impacto negativo nas atividades de negócios do Grupo Volkswagen”, disse a montadora.
A Volkswagen também afirmou que houve um significativo impacto nas taxas de câmbio, que o comportamento dos mercados de commodities é imprevisível e que gargalos de oferta podem surgir com a crise.
A empresa alertou ainda sobre a possibilidade de problemas no fornecimento de semicondutores caso a situação da pandemia de covid-19 volte a se agravar. O balanço trimestral completo da Volkswagen está programado para 4 de maio.