Moedas

Volatilidade do real salta e reedita 2014 antes de eleição tensa

24 out 2022, 15:26 - atualizado em 24 out 2022, 15:27
Real
A volatilidade está no maior nível desde março de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19 (Imagem: Pixabay/joelfotos)

A última vez em que, às vésperas de um segundo turno, a volatilidade das opções de uma semana sobre o real foi tão alta ocorreu em 2014, quando a incumbente Dilma Rousseff, do PT, bateu Aécio Neves, do PSDB, por margem pequena — um cenário que operadores têm crescentemente embutido nos preços para a disputa entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o mercado em busca de proteção por meio de opções a 6 dias da eleição — e depois dos eventos que culminaram na prisão do ex-deputado Roberto Jefferson neste domingo –, a volatilidade implícita de uma semana do real saltou acima de 38%, de 21,5% na sexta-feira.

A volatilidade está no maior nível desde março de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19.

“Com as pesquisas cada vez mais apertadas, também aumentam as chances de ruído”, diz Alejandro Cuadrado, responsável pela estratégia global de câmbio do BBVA. “As opções se tornaram uma maneira muito cara de se proteger ou de se posicionar na eleição.”

“Temos um evento binário no próximo final de semana, natural ter mais volatilidade”, diz Sérgio Zanini, sócio e gestor da Galapagos Capital.

Além disso, Zanini também chama a atenção para a definição da Ptax de fim de mês na próxima segunda-feira, quando será fixado o valor do dólar servindo de referência para o vencimento dos contratos futuros — o que segundo ele será outro grande problema para o mercado local.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar